Rio de Janeiro - Parabéns, Americano Futebol Clube! O clube do Estado do Rio de Janeiro completa 100 anos, neste domingo, 1º de junho, mas sem muitos motivos para comemorar. O Americano, em 2014, disputou a Série B do Campeonato Carioca e não conseguiu o acesso. O clube da cidade de Campos dos Goytacazes - distante 275 km da capital do Rio -, aliás, sequer chegou ao mata-mata durante os dois turnos. (Confira a página exclusiva do Americano no Sr. Goool!)
O Glorioso do Parque, como o clube é conhecido por seus torcedores, disputou pela última vez a elite do Estadual em 2012, quando amargou o rebaixamento na lanterna. Mas não é só dentro das quatro linhas que é visível o sofrimento do Americano. O tradicional clube fluminense tem sido desprezado por seus dirigentes.
Tanto o site, como as redes sociais - twitter e facebook - estão desatualizados. Na página oficial do clube, o internauta até encontra na página principal um resquício de atualização com o relógio que marca, ou melhor, que marcava o centenário. Mas basta acessar o site para notar a falta de atualizações.Em três oportunidades, holandeses ficaram com o vice-campeonato mundial
Leia a notícia completaMas nem sempre o Americano foi esquecido por aqueles que deveriam zelar por sua história. O Americano, por exemplo, foi campeão da Série C do Brasileirão em 1987. Sem falar que o representante de Campos dos Goytacazes ainda faturou os títulos da Taça Guanabara e da Taça Rio no Campeonato Carioca. Tempos distantes, mas bem guardados na cabeça dos torcedores que esperam que, o centenário, seja o primeiro passo da reviravolta do Americano.
O Glorioso do Parque já é o sexto clube que festeja o centenário na temporada 2014. Antes do Americano, Corumbaense-MS, Paysandu-PA, Santa Cruz-PE, América-PE e Iraty-PR também comemoraram os 100 anos.