São Paulo - Panamá e Costa Rica se classificaram às quartas de final da Copa Ouro mesmo sem nenhuma vitória ao longo de toda a Primeira Fase. A Seleção da Costa Rica ainda ficou com a vice-liderança do Grupo B, enquanto o Panamá pegou uma das vagas pelo índice técnico. O mata-mata terá início, neste sábado, com cobertura total do Sr. Goool.
Nas três partidas que realizaram na fase de grupos, os panamenhos empataram com Haiti, Honduras e EUA - todos por 1 a 1. Enquanto isso, os costa-riquenhos ficaram no 2 a 2 com a Jamaica, no 1 a 1 com El Salvador e no 0 a 0 com o Canadá. E estas duas seleções estão do mesmo lado da chave, podendo se enfrentar nas semifinais.O Panamá pegará Trinidad e Tobago, líder do Grupo C, enquanto a Costa Rica terá pela frente o México, vice-líder do Grupo C e maior campeão da Copa Ouro. Do outro lado, a Seleção dos EUA - segunda maior vencedora do torneio - enfrentará a Cuba. Já Haiti e Jamaica farão o outro duelo das quartas de final.
Já em 2000, a Copa Ouro registrou três seleções classificadas para o mata-mata mesmo sem vitória na Primeira Fase. O Peru avançou com um empate diante do Haiti e uma derrota perante os EUA. Enquanto isso, Costa Rica e Canadá empataram os dois jogos e carimbaram o passaporte. A Seleção Canadense, aliás, seria campeã da Copa Ouro em 2000.
Segundo torneio mais importante da América do Sul será disputado entre 11 de agosto e 9 de dezembro
Leia a notícia completaHistória!
A Copa Ouro reúne seleções das Américas do Norte e Central e Caribe. Atual campeã do torneio, a Seleção Norte-americana se classificará para a Copa das Confederações caso volte a vencer a Copa Ouro. Agora, se o torneio tiver outro campeão, esta seleção terá que enfrentar os EUA em busca da vaga para a Copa das Confederações.
Os EUA podem ser os atuais campeões, mas são os mexicanos os maiores vencedores da Copa Ouro. O México acumula seis títulos com direito ao tricampeonato em 1993, 1996 e 1998. A Seleção Mexicana ainda deu a volta olímpica em 2003, 2009 e 2011. Com uma conquista a menos, a Seleção dos EUA aparece na vice-liderança com os títulos de 1991, 2002, 2005, 2007 e 2013. Além da dupla, só o Canadá conseguiu vencer o torneio, em 2000.
Ao longo da história, a Copa Ouro chegou a receber seleções convidadas. O Brasil, por exemplo, foi vice-campeão em 1996 e 2003. A Colômbia também bateu na trave em 2000. Mas a partir de 2007, apenas as seleções filiadas à CONCACAF passaram a disputar a Copa Ouro, equivalente a Copa América para as seleções sul-americanas.