São Paulo - Brasil-RS, Confiança-SE, Londrina-PR e Tombense-MG conquistaram o acesso na Série D do Campeonato Brasileiro e merecem comemorar. Mas o quarteto também já precisa se planejar para a temporada 2015. De acordo com o Sr. Goool, a maioria dos clubes que sobe para a Série C não tem uma temporada boa. Para se ter uma ideia, cinco clubes retornaram para a última divisão nacional no ano seguinte ao acesso.
O São Raimundo foi o primeiro grande exemplo da falta de planejamento. Campeão da primeira edição da Série D, em 2009, o clube paraense amargou a lanterna da Série C, em 2010, e foi rebaixado, ao lado do Alecrim que também havia subido na temporada anterior.O Araguaína foi outro clube que fez bate e volta. Um ano após conquistar o acesso na Série D, o representante tocantinense foi degolado na Série C 2011 e na última colocação. O mesmo aconteceu com o Tupi na Série D 2012. Já em 2013, o Baraúnas - que havia subido na Série D 2012 - amargou o descenso na lanterna.
Brasil é o clube mais antigo a subir para a Série C e o segundo com idade superior a 100 anos
Leia a notícia completaOutro lado...
Brasil, Confiança, Londrina e Tombense, porém, também têm o direito de sonhar alto. Entre os clubes que conquistaram o acesso na Série D, três foram além e também subiram para a Série B em um espaço de dois anos. O Joinville foi o primeiro clube a mostrar que é possível se planejar no futebol brasileiro.
O JEC conquistou o acesso na Série D em 2010. No ano seguinte, o clube catarinenses subiu para a Série B e com direito a título da Série C. O mesmo aconteceu com o Oeste. O clube paulista pulou da Série D para a Série C em 2011 e, em 2012, foi campeão do terceiro escalão nacional, chegando à Série B.
Por fim, o Sampaio Corrêa, após conquistar o acesso na Série D 2012, foi vice-campeão da Série C 2013 e escalou mais um degrau no futebol nacional. Agora, Tupi e Salgueiro poderão entrar para esta seleta lista. No jogo de ida das quartas de final, porém, os mineiros perderam para o Paysandu, fora de casa, por 2 a 1, enquanto o Salgueiro foi derrotado pelo Mogi Mirim, por 1 a 0, diante da torcida. Os jogos de volta serão entre sexta-feira e sábado.
Confira o desempenho dos clubes que subiram na Série D na edição seguinte da Série C:
*Rebaixamento
** Acesso
2010
São Raimundo-PA (20º colocado)*
Macaé-RJ (5º colocado)
Chapecoense-SC (7º colocado)
Alecrim-RN (17º colocado)*
2011
Guarany-CE (12º colocado)
Madureira-RJ (11º colocado)
Araguaína-TO (20º colocado)*
Joinville-SC (1º colocado)**
2012
Tupi-MG (20º colocado)*
Santa Cruz-PE (14º colocado)
Cuiabá-MT (16º colocado)
Oeste-SP (1º colocado)**
2013
Sampaio Corrêa-MA (2º colocado)**
CRAC-GO (16º colocado)
Baraúnas-RN (20º colocado)*
Mogi Mirim-SP (13º colocado)
2014
Botafogo-PB (12º colocado)
Juventude-RS (11º colocado)
Tupi-MG (quartas de final)
Salgueiro-PE (quartas de final)