Goiás - O Atlético Goianiense voltou à Série A do Campeonato Brasileiro com pompa de campeão da Série B, mas também condenado ao rebaixamento. Poucos acreditavam na permanência do Dragão e muitos apostavam em seu rebaixamento. O clube goiano, é verdade, até adiou a queda nas últimas rodadas com resultados surpreendentes e tropeços dos rivais. Mas no final não teve jeito! O descenso foi confirmado neste domingo durante o empate, por 1 a 1, ante a Chapecoense pela 36ª rodada no Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, justamente o estádio em que o Rubro-negro construiu seu acesso e garantiu o título no segundo escalão nacional. Com 34 pontos, o lanterna já não pode mais alcançar os rivais. Na próxima rodada haverá Ponte Preta e Vitória, justamente os rivais na porta da degola.
A queda do Atlético Goianiense, no entanto, não foi surpresa nem para seus próprios torcedores. Para se ter uma ideia, o representante do Centro-Oeste só não esteve entre os quatro piores colocados na 7ª rodada, quando ocupou o 16º lugar. Em todas as outras oportunidades, porém, o Dragão marcou presença na zona de rebaixamento. E mais! Desde a 10ª rodada, o Atlético aparece na lanterna. São 30 rodadas na última colocação.O descenso foi oficializado com apenas nove vitórias (quatro em casa e cinco fora), sete empates (quatro como mandante e três como visitante) e nada menos do que 20 derrotas (dez diante da torcida e dez fora), além de 36 gols a favor e 54 tomados. Aproveitamento de 31,5%. Essa é a segunda queda do Atlético nos pontos corridos. Após participar de três edições seguidas, o clube goiano foi rebaixado em 2012 na penúltima colocação com 30 pontos.
Campeão Altos terá a missão de abrir a temporada 2018 fora de casa em 20 de janeiro
Leia a notícia completaNa lanterna com 33 pontos, o Atlético Goianiense voltará a campo no próximo domingo, às 17 horas, quando enfrentará o Grêmio, em Porto Alegre, pela 37ª e penúltima rodada do Brasileirão.
Confira todos os clubes que foram rebaixados no Brasileirão desde 2006:
2006
Ponte Preta-SP, Fortaleza-CE, São Caetano-SP e Santa Cruz-PE
2007
Corinthians-SP, Juventude-RS, Paraná-PR e América de Natal-RN
2008
Figueirense-SC, vasco-RJ, Portuguesa-SP e Ipatinga-MG
2009
Coritiba-PR, Santo André-SP, Náutico-PE e Sport-PE
2010
Vitória-BA, Guarani-SP, Goiás-GO e Grêmio Prudente-SP
2011
Atlético Paranaense-PR, Ceará-CE, América Mineiro-MG e Avaí-SC
2012
Sport-PE, Palmeiras-SP, Atlético Goianiense-GO e Figueirense-SC
2013
Portuguesa-SP, Vasco-RJ, Ponte Preta-SP e Náutico-PE
2014
Vitória-BA, Bahia-BA, Botafogo-RJ e Criciúma-SC
2015
Avaí-SC, Vasco-RJ, Goiás-GO e Joinville-SC
2016
Internacional-RS, Figueirense-SC, Santa Cruz-PE e América Mineiro-MG
2017
Atlético Goianiense-GO