Minas Gerais - É verdade que o Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, pode ser considerado neutro. Mas nesta quarta-feira, o mando de campo era do Cruzeiro e a maioria nas arquibancadas vestia azul. Por conta disso, o Atlético Mineiro foi o 12º campeão a conquistar o título da Copa do Brasil em território inimigo. O Galo levou para casa, pela primeira vez, o torneio nacional ao derrotar o rival na ida, por 2 a 0, e na volta, por 1 a 0. (Confira a página exclusiva do Atlético Mineiro no Sr. Goool!).
Ao longo da Copa do Brasil, o Atlético Mineiro disputou oito jogos - foram seis vitórias (quatro em casa e duas fora) e duas derrotas como visitante. Aproveitamento de 75%. O Galo ainda tem 14 gols a favor (12 em casa e só dois fora) e seis contra (dois como mandante e quatro como visitante).
A última vez que um campeão havia feito festa na casa do rival tinha sido em 2012, quando o Palmeiras venceu o Coritiba, no Couto Pereira. O mesmo aconteceu com o Vasco, em 2011, que superou o mesmo clube paranaense. Nos três vices - dois do Coxa e um do Cruzeiro - o técnico era Marcelo Oliveira, hoje, bicampeão brasileiro com a Raposa.O Santos também soube aproveitar a vantagem em casa e foi campeão em cima do Vitória, em Salvador, em 2010. Em 2007, o Fluminense deu a volta olímpica em Florianópolis, contra o Figueirense. Os paulistas Santo André (2004) e Paulista (2005) também fora campeões fora de casa contra, respectivamente, Flamengo e Fluminense.
Galo voltou a vencer o Cruzeiro e ficou pela primeira vez com o título do torneio nacional
Leia a notícia completaJejum!
O Atlético Mineiro ainda manteve a escrita de que todas as vezes em que um clube triunfou, por 2 a 0, no duelo de ida da final, acabou com o título da Copa do Brasil. Paulista (2005), Flamengo (2006), Corinthians (2009), Santos (2010) e Palmeiras (2012) também estão nesta lista.
Outro dado interessante que deixa os atleticanos ainda mais animados é a invencibilidade sobre o rival Cruzeiro. A Raposa vai encerrar a temporada 2014 sem vencer o Galo. Aliás, o Cruzeiro não sabe o que é vencer o Atlético há um ano e quatro meses. O último triunfo do Trem Azul sobre o Galo foi pela 9ª rodada do Brasileirão 2013, em 28 de julho. Naquela oportunidade, o Cruzeiro atropelou o Atlético Mineiro, por 4 a 1.