Bahia - O Bahia, após três temporadas seguidas, não decidirá o título do Campeonato Baiano contra o eterno rival Vitória. O adversário de 2015 será o Vitória da Conquista. Pelo histórico tricolor, nada a temer. A última vez em que esteve na final com um clube de fora de Salvador, o Bahia superou o Juazeiro e ficou com o título do Estadual de 2001.
Outros cinco clubes ainda lutam e poderão entrar na lista dos finalistas estaduais
Leia a notícia completaEm 1963 e 1969, o Fluminense, de Feira de Santana, se sagrou campeão com o Tricolor da capital na 2ª posição. O Fluminense, porém, também já sucumbiu diante do Esquadrão como em 1956, 1971 e 1991.
Outros três clubes do interior amargaram o vice enquanto o Bahia deu a volta olímpica no Estadual Baiano. A vítima tricolor de 1970 foi o Itabuna, da cidade homônima. O Atlético, de Alagoinhas, caiu em 1973. Já a Catuense, de Catu, apanhou em três oportunidades (1983, 1986 e 1987).
O Bahia chegou à final com aproveitamento de 73,3%. Em casa, o desempenho é de 100%. São sete vitórias (cinco como mandante e duas como visitante), um empate fora de casa e duas derrotas longe da torcida, além de 28 gols a favor (melhor ataque) e dez contra. O Vitória da Conquista, por sua vez, ostenta aproveitamento de 66,7%. O clube do interior ainda está invicto no Estadual com cinco triunfos (três em casa e dois fora) e cinco empates (dois como mandante e três como visitante), além de 14 tentos a favor e seis contra.
Ao longo do Campeonato Baiano, o Vitória da Conquista bateu o Bahia, por 2 a 0. Os rivais voltarão a se enfrentar no domingo, às 16 horas, no Estádio Lomato Júnior, em Vitória da Conquista. O duelo de volta acontecerá em 3 de maio, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Se o Bahia - atual campeão - busca o 46º título, o Vitória da Conquista quer a primeira volta olímpica.