São Paulo - A Alemanha se juntou a Espanha, Itália e Inglaterra e também colocou dois clubes na final da UEFA Champions League. Bayern de Munique e Borussia Dortmund eliminaram, respectivamente, Barcelona e Real Madrid e farão a final da temporada 2012/2013, em Wembley, em 25 de maio.
Para chegar à final da Champions, o Bayern se classificou na liderança do Grupo F e eliminou o Arsenal, nas oitavas-de-final, a Juventus, nas quartas-de-final, e o Barcelona, na semifinal. Líder do Grupo D, o Borussia passou pelo Shakhtar Donetsk, nas oitavas, pelo Málaga, nas quartas, e pelo Real Madrid, na semi.
Coxa é o atual tricampeão estadual, enquanto o Furacão amargou três vices
Leia a notícia completaHistória!
Antes da Alemanha, apenas Espanha, Itália e Inglaterra tinham conseguido colocar dois clubes na final do principal torneio europeu. Mas a façanha demorou para ser alcançada. A UEFA Champions League começou em 1955, mas só na temporada 1999/2000 dois clubes do mesmo país decidiram a competição.
Naquela oportunidade, em Saint Dennis, na França, o Real Madrid bateu o Valencia, por 3 a 0, e ficou com o título. O duelo entre italianos, porém, não foi nada tranquilo. Na temporada 2002/2003, Milan e Juventus empataram sem gols, em Manchester, na Inglaterra. O título rubro-negro só foi conquistado nos pênaltis (3 a 2).
A última vez em que um país tinha colocado dois clubes na final da UEFA Champions League foi em 2007/2008, em Moscou, na Rússia. Os ingleses também precisaram decidir a taça nas penalidades máximas. Manchester United e Chelsea empataram, por 1 a 1. Nos pênaltis, os Diabos Vermelhos ficaram com o título ao vencerem os Blues, por 6 a 5.
Campeões!
O maior vencedor da UEFA Champions League é o Real Madrid com nove conquistas. O Milan aparece com sete, contra cinco do Liverpool. Barcelona, Bayern de Munique e Ajax somam quatro títulos cada, um a mais do que Internazionale e Manchester United.
Com duas conquistas há Porto, Juventus, Nottingham Forest e Benfica. Chelsea, Borussia Dortmund, Olympique, Estrela Vermelha, PSV, Steaua Bucureşti, Hamburgo, Aston Villa, Feyenoord e Celtic têm um título cada.