São Paulo - O Botafogo é um dos grandes destaques do Campeonato Paulista. O clube de Ribeirão Preto já anotou 13 pontos em sete jogos e lidera o Grupo B, que ainda conta com a presença do Corinthians, além de Ituano, Audax e XV de Piracicaba. O atual início do Tricolor é superior ao apresentado em 2001, quando o clube foi vice-campeão paulista.
Naquela oportunidade, os 16 clubes se enfrentaram em turno único e os quatro melhores colocados se classificaram para as semifinais. O regulamento ainda previa disputa por pênaltis a cada empate. O vencedor levava um ponto extra. Por conta disso, o Botafogo anotou 12 pontos de 21 possíveis em 2001.
Foram cinco empates em sete jogos, sendo que o Botafogo abocanhou o ponto extra em quatro oportunidades (Palmeiras, Ponte Preta, Rio Branco e União Barbarense). Só o São Caetano conseguiu vencer a disputa de penalidades máximas contra o Bota. O Pantera ainda venceu o União São João (2 a 1) e perdeu para a Portuguesa Santista (2 a 1).Após se classificar no 4º lugar, o Botafogo encarou a Ponte Preta nas semifinais e, com vitória, por 2 a 1, e empate, por 3 a 3, o Tricolor fez história. Mas o sonho do inédito título caiu por terra ainda no primeiro jogo, em Ribeirão Preto. O Corinthians, que havia eliminado o Santos, venceu, por 3 a 0, e com o empate sem gols na capital, garantiu o título.
Na atual edição do Estadual, o Botafogo ostenta quatro vitórias, sendo três em casa (Ponte Preta, Paulista e Oeste) e uma fora (Portuguesa), além de um empate fora (Bragantino) e duas derrotas longe da torcida (São Bernardo e Santos). O clube do interior ainda anotou 12 gols e sofreu 11. O próximo desafio será diante do Mogi Mirim no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, pela 8ª rodada.Mas...
Bom público deixou o Mengo na liderança do ranking, mas em campo, Fla caiu do topo
Leia a notícia completaO clube de Ribeirão Preto bateu Rio Claro (3 a 1), Ponte Preta (1 a 0), Portuguesa (2 a 1), Grêmio Barueri (4 a 0) e Mogi Mirim (3 a 0), além de ter empatado com Ituano (0 a 0) e perdido para o Rio Branco (1 a 0).
Nas semifinais do Título do Interior, o Botafogo voltou a ser algoz da Ponte Preta com dois empates - 0 a 0 em Campinas 2 a 2 em Ribeirão Preto. Na final, apesar da derrota no jogo de ida para o São Caetano (1 a 0), o Pantera devolveu o placar em casa e garantiu o Título do Interior.
Confira os sete primeiros jogos do Botafogo no Paulistão de 2001 e 2014:
2001 (12 pontos)
*Vitória nos pênaltis garantia um ponto extra
Botafogo 3 x 3 Palmeiras (pênaltis: 3 x 1)
São Caetano 2 x 2 Botafogo (pênaltis: 4 x 3)
Botafogo 2 x 1 União São João
Portuguesa Santista 2 x 1 Botafogo
Botafogo 1 x 1 Ponte Preta (pênaltis: 3 x 2)
Botafogo 2 x 2 Rio Branco (pênaltis: 2 x 0)
União Barbarense 1 x 1 Botafogo (pênaltis: 2 x 3)
2014 (13 pontos)
São Bernardo 1 x 0 Botafogo
Botafogo 1 x 0 Ponte Preta
Botafogo 4 x 2 Paulista
Portuguesa 1 x 2 Botafogo
Santos 5 x 1 Botafogo
Botafogo 3 x 1 Oeste
Bragantino 1 x 1 Botafogo