Rio de Janeiro - O Botafogo atropelou o Mogi Mirim, na última sexta-feira, por 3 a 0, em Cariacica, no Espírito Santo, e abriu quatro pontos de diferença para os rivais na Série B do Campeonato Brasileiro. Esta é a maior vantagem de um líder na atual temporada do segundo escalão nacional. Se manter o ritmo, o Glorioso poderá se tornar o décimo campeão brasileiro a também faturar o título da Série B.
Campeão da Série A em 1995, o Botafogo já esteve na Série B, mas em 2003, acabou com o vice-campeonato. Hoje, o clube carioca lidera a competição com 48 pontos e aproveitamento de 64%. São 14 vitórias (oito em casa e seis fora), seis empates (três como mandante e três como visitante) e cinco derrotas (uma diante da torcida e quatro fora), além de 42 gols a favor (melhor ataque) e 19 contra (melhor defesa).A arrancada do Botafogo começou na 22ª rodada, como mostra abaixo o gráfico do Sr. Goool. O clube de General Severiano vinha de três derrotas seguidas, mas embalou quatro vitórias consecutivas e abriu vantagem na liderança. O Paysandu está na vice-liderança com 44 pontos, assim como o Bahia, 3º colocado. O Vitória completa o G4 (42).
Entre os campeões da Série A que também contam com títulos da Série B, os mais experientes são Palmeiras e Coritiba. O clube paulista acumula oito conquistas na elite e dois títulos no segundo escalão nacional. O Coxa também já foi campeão duas vezes na Série B e uma na Série A.
Clubes que conquistaram as duas melhores campanhas da divisão subiram para a Série C
Leia a notícia completaO Vasco, prestes a amargar o terceiro descenso de sua história, obteve o acesso na temporada passada, mas sem título. A conquista do Gigante da Colina foi em 2009, após a primeira queda. Entre os chamados grandes, apenas Vasco e Botafogo - em alguma oportunidade - já subiram de divisão, mas sem a volta olímpica.
Para se manter na rota do acesso e do título da Série B, Botafogo voltará a campo na terça-feira, às 21h30, quando irá receber o Oeste no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 26ª rodada.