São Paulo - Paraíba e Rio Grande do Sul estão em alta no futebol brasileiro. Os dois estados aproveitam o bom momento de Botafogo e Juventude, finalistas da Série D do Campeonato Brasileiro, além de Treze e Caxias, postulantes ao acesso na Série C. E como não poderia deixar de ser, a rivalidade é lembrada a cada partida. Sabendo disso, o Sr. Goool analisou os quatro clubes separados por estados.
Mesmo ainda disputando uma divisão inferior, Botafogo e Juventude superam os rivais dentro e fora de campo. O Belo, por exemplo, tem o melhor aproveitamento das quatro divisões nacionais. Fato difícil de ser superado pelo Treze. O Botafogo ostenta aproveitamento de 76,1%. Já o Treze que começou bem sua caminhada rumo ao acesso da Série B com vitória sobre o Vila Nova, por 1 a 0, aparece com 57,1%.
Mesmo assim, Juventude buscará seu 3º título nacional, enquanto o Belo quer fazer história
Leia a notícia completaO Botafogo, após o acesso na Série D, iniciará a disputa pelo título no próximo final de semana. O Treze, por sua vez, também jogará na outra semana necessitando apenas de um empate para pular para a Série B em 2014.
No Sul...
O cenário gaúcho é idêntico ao visto no Nordeste. O Juventude, mesmo disputando a atual Série D, supera o rival da Série C nos dois aspectos. Após o acesso e a vaga na final da última divisão nacional, o Juventude ostenta aproveitamento de 54,7%. Já o Caxias, que tinha 53,7%, ao ser derrotado no primeiro duelo das quartas-de-final diante do Luverdense (2 a 1), caiu para 50,8%.
Para piorar, a torcida em Caxias do Sul tem ido mais ao Alfredo Jaconni do que ao Centenário. O Caxias ostenta 1.993 pagantes de média e ocupa a 51ª colocação. Um pouco acima, o Juventude está no 44º lugar com média de 3.136 torcedores.
Enquanto o Juventude ainda iniciará a disputa pelo título da Série D, o Caxias terá que vencer o Luverdense por dois ou mais gols de diferença. O clube grená até poderá obter o acesso com uma vitória simples, mas terá que marcar, ao menos, três gols na casa do adversário.