São Paulo - O Atlético Mineiro, com os títulos da Libertadores (2013) e da Recopa Sul-americana (2014), pode ser considerado o Rei da América. No ano passado, a alcunha era do Corinthians. Mas nem todos os clubes brasileiros estão famosos além da fronteira verde e amarela. O Sr. Goool fez um levantamento em cima dos últimos títulos sul-americanos dos brasucas, assim como a derradeira vez em que os clubes estiveram em uma final na América do Sul.
Se o título mais atual do Galo foi conquistado na quarta-feira, a última conquista do Corinthians foi a Recopa Sul-americana de 2013. O mesmo torneio foi levantado pelo Santos em 2012. No mesmo ano, o São Paulo ficou com a Copa Sul-americana. Já o Internacional, em 2011, faturou a Recopa. Todos estes clubes estão tranquilos em relação a títulos fora do país.
Mas há uma turma que vê a seca só aumentar com o passar dos anos. A última conquista do Vasco, por exemplo, foi a extinta Copa Mercosul, em 2000. Um ano antes, o Flamengo levou o mesmo torneio, enquanto o Palmeiras abocanhou a Libertadores. O Cruzeiro, por sua vez, não vence um torneio sul-americano desde a Recopa de 1998. Dois anos antes, o Grêmio já havia ganho tal torneio.Mas a maior seca, entre os clubes que já foram campeões em torneio da América do Sul, é do Botafogo. O Glorioso só foi campeão da extinta Copa CONMEBOL, em 1993. No ano seguinte, o Fogão esteve na final da Recopa, mas perdeu o título para o São Paulo. O clube paulista também esteve em uma decisão mais recente em comparação a seu último título. O Tricolor paulista sucumbiu diante do rival Corinthians na Recopa de 2013.
Na trave!
Lanterna do Grupo B, o clube fluminense ainda não venceu e marcou apenas um ponto em sete partidas
Leia a notícia completaJá a seca do Grêmio poderia ter acabado em 2007. O problema é que no caminho tricolor havia o Boca Juniors, que seria campeão da Libertadores. O mesmo rival hermano atrapalhou os planos do Palmeiras na Libertadores de 2000. Enquanto isso, o algoz do Atlético Paranaense, na mesma competição, mas em 2005, foi o São Paulo.
Na lista dos clubes que chegaram próximos, mas refugaram há ainda dois azulões. O São Caetano perdeu o título da Libertadores, em 2002, para o Olímpia, do Paraguai. Por fim, o CSA ficou com o vice da Copa CONMEBOL de 1999 ao ser derrotado pelo Talleres, da Argentina.