Rio de Janeiro - O Botafogo se classificou para o Grupo 2 da Libertadores e terá como adversários Independiente-EQU, San Lorenzo-ARG e Unión Española-CHI. Destes três países, o Fogão jamais enfrentou os argentinos. Os equatorianos foram adversários na fase anterior e os chilenos são velhos conhecidos.
Esta será a terceira vez que o clube carioca pegará um rival do Chile na Libertadores. O desempenho, porém, é modesto ou nada animador. Em 1973, o Botafogo perdeu para o Colo Colo, em casa, por 2 a 1, e empatou longe da torcida, por 3 a 3. Na oportunidade, o Fogão acabou eliminado no triangular da Segunda Fase e os chilenos passaram adiante.Atlético Paranaense terá a chance de jogar pela primeira vez contra argentinos na Libertadores
Leia a notícia completaJá o retrospecto contra os equatorianos é bem recente. Para chegar a fase de grupos, o Botafogo precisou eliminar o Deportivo Quito. No jogo de ida, no Equador, os brasileiros foram derrotados, por 1 a 0. Mas a classificação do Glorioso veio em grande estilo, com goleada, por 4 a 0, no Maracanã.
A estreia do Botafogo será contra o San Lorenzo, no Rio de Janeiro, em 11 de fevereiro. O local ainda não foi definido pela CONMEBOL.
Regulamento:
A primeira fase da Libertadores contará com 12 clubes. Os seis classificados no mata-mata entrarão na fase de grupos. Com 32 clubes, a segunda fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas-de-final.
Das oitavas-de-final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão. Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.