São Paulo - A presença de clubes brasileiros no mesmo grupo da Libertadores era comum nas décadas passadas. Mas com regras e sorteios direcionados, a CONMEBOL começou a vetar clubes do mesmo país no mesmo grupo. Ainda é possível, mas em menor número. Em 2015, por exemplo, há grande chance do São Paulo ter em seu grupo Internacional ou Corinthians. Um destes dois clubes terá que disputar a Primeira Fase e, se obter a classificação, cairá no Grupo 2, apelidado de Grupo da Morte, que também conta com o atual campeão San Lorenzo-ARG e o Danubio-URU.
De acordo com o levantamento do Sr. Goool, caso o São Paulo ganhe um rival brasuca em seu grupo da Libertadores, seria a sétima vez que o Brasil teria dois clubes no mesmo grupo desde que o torneio sul-americano adotou a atual fórmula de disputa, em 2005. Mas para felicidade geral da nação, apenas um clube não conseguiu a classificação.Ao todo, 14 clubes da Série A têm média de público superior a apresentada pela Primeira Liga
Leia a notícia completaO Palmeiras voltou a dividir um grupo com rival brasileiro em 2009. O clube paulista se classificou, assim como o Sport. Já em 2012, foi a vez de Santos e Internacional garantirem presença no mata-mata. Em 2013, rivalidade em dobro. Atlético Mineiro - que seria campeão - se classificou ao lado do São Paulo. O mesmo aconteceu com os tricolores Fluminense e Grêmio.
Na Libertadores 2015, além do São Paulo no Grupo 2, o Brasil conta com Atlético Mineiro - campeão da Copa do Brasil - no Grupo 1, Cruzeiro - campeão do Brasileirão - no Grupo 3 e ainda terá o 3º colocado da Série A no Grupo 4. Corinthians ou Internacional poderão entrar direto na fase de grupos e pegarão Emelec-EQU, um representante do Chile e o vencedor do confronto entre Monarcas Morelia e The Strongest.
Campeões!
A Argentina, com 23 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Confira os clubes brasileiros que estiveram no mesmo grupo da Libertadores:
*Classificados
2005
Palmeiras-SP* e Santo André-SP
2007
Flamengo-RJ* e Paraná-PR*
2009
Sport-PE* e Palmeiras-SP*
2012
Santos-SP* e Internacional-RS*
2013
Atlético Mineiro-MG* e São Paulo-SP*
Fluminense-RJ* e Grêmio-RS*
Confira os confrontos da Libertadores 2015:
Primeira Fase
Huracán-ARG x Peru 3
Equador 3 x Argentina 6
Deportivo Táchira-VEN x Paraguai 3
Monarcas Morelia-MEX x The Strongest-BOL
Chile 3 x Nacional-URU
Brasil 5 x Colômbia 3
Segunda Fase
Grupo 1
Atlético Mineiro
Colômbia 2
Colo-Colo-CHI
Atlas-MEX
Grupo 2
San Lorenzo-ARG
São Paulo
Danubio-URU
Brasil 5 x Colômbia 3
Grupo 3
Cruzeiro
Mineros-VEN
Universitario-BOL
Huracán x Peru 3
Grupo 4
Emelec-EQU
Brasil 4
Chile 2
Monarcas Morelia x The Strongest
Grupo 5
Zamora-VEN
Argentina 4
Montevideo Wanderers-URU
Chile 3 x Nacional
Grupo 6
River Plate-ARG
Peru 2
San Jose-BOL
Tigres-MEX
Grupo 7
Atlético Nacional-COL
Equador 2
Libertad-PAR
Equador 3 x Argentina 6
Grupo 8
Peru 1
Argentina 3
Paraguai 2
Deportivo Táchira-VEN x Paraguai 3