Rio Grande do Sul - O Brasil, ao conquistar o acesso na Série C do Campeonato Brasileiro, não acabou apenas com seu jejum - o Xavante está fora da Série B desde 1986. O feito do clube de Pelotas também encerra longa seca do Rio Grande do Sul. Desde 2009, segundo levantamento do Sr. Goool, o Estado não conta com representantes no segundo escalão nacional.
Xavante também encerrou jejum de três décadas ao subir para a Série B do Brasileirão
Leia a notícia completaNa história da Série B, apenas dois clubes gaúchos se sagraram campeões. O Juventude faturou o título em 1994, enquanto o Grêmio deu a volta olímpica em 2005.
Acesso!
Brasil subiu de divisão com oito vitórias (cinco em casa e três fora), nove empates (quatro como mandante e cinco como visitante) e três derrotas (uma longe da torcida e duas fora), além de 31 gols a favor e 20 contra.
Este é o segundo acesso consecutivo do Brasil. O clube de Pelotas, em 2014, obteve o acesso na Série D. Desde que o futebol nacional passou a contar com quatro divisões, o Brasil disputou a Série D em 2012 e 2014, além de ter passado pela Série C em 2009, 2010, 2011 e 2015. Há dois anos, o Xavante ficou fora das divisões nacionais.
Além do acesso, o Brasil também garantiu vaga nas semifinais. O clube gaúcho enfrentará o Vila Nova que também conquistou o acesso fora de casa ao superar a Portuguesa. Nas arquibancadas, o Xavante aparece na 8ª colocação no ranking de público com média de 3.086 pagantes e público total de 30.855 torcedores. Agora, a festa está liberada para a torcida rubro-negra.