São Paulo - Dos cinco clubes brasileiros na Libertadores, São Paulo e Palmeiras estão fora da zona de classificação da Segunda Fase, enquanto o Grêmio tem missão complicada. Diante deste cenário nada animador, o Brasil tentará não aumentar o número de clubes eliminados na fase de grupos. Segundo levantamento do Sr. Goool, sete clubes já caíram na Segunda Fase desde 2005, quando o torneio adotou o atual formato.
A situação do São Paulo é bem delicada. O Tricolor aparece no 3º lugar do Grupo 1, mas o clube ainda não venceu em três rodadas. Com apenas dois pontos, o São Paulo tem um a mais do que o lanterna Trujillanos-VEN, três a menos do que o vice-líder e atual campeão River Plate-ARG e cinco a menos do que o líder The Strongest-BOL.A situação do Verdão é parecida. Hoje, o Palmeiras ocupa a 3ª colocação do Grupo 2 com quatro pontos, dois a mais do que o lanterna River Plate-URU, três a menos do que o vice-líder Rosario Central-ARG e quatro a menos do que o líder Nacional-URU. Já o Grêmio ocupa a vice-liderança do Grupo 6 com cinco pontos, dois a menos do que o líder Toluca-MEX e dois a mais do que LDU-EQU e San Lorenzo-ARG.
Do quinteto brasuca, apenas Atlético Mineiro e Corinthians estão com suas classificações encaminhadas. O Galo lidera o Grupo 5 com dez pontos, cinco a mais do que o 3º colocado. O Corinthians, por sua vez, está na 1ª colocação do Grupo 8 com nove pontos, dois a mais do que o primeiro rival fora da zona de classificação.
O Brasil não perde clubes na Segunda Fase desde a edição de 2014. E olha que há dois anos foram três quedas. Atlético Paranaense, Botafogo e Flamengo pararam logo nos seis primeiros desafios do torneio mais importante da América do Sul. O Flamengo, aliás, sabe muito bem o que é eliminação na fase de grupos. O Rubro-negro já havia caído em 2012.
Apenas o Tricolor do Pici supera a marca de dez mil torcedores no torneio regional
Leia a notícia completaCampeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e River Plate-ARG, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Regulamento:
Com 32 clubes, a segunda fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final.
MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão.
Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.
Confira os clubes brasileiros eliminados na Segunda Fase da Libertadores:
2005
Santo André
2006
Paulista
2007
Internacional
2012
Flamengo
2014
Atlético Paranaense, Botafogo e Flamengo