São Paulo - A Copa do Brasil pode ter começado com representantes de todos os 26 estados e do Distrito Federal e com clubes das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Mas nesta quarta-feira, quando retornar a disputa do torneio nacional, haverá só participantes da elite do Brasileirão. Os oito clubes das quartas de final também disputam a Série A.
O principal duelo, levando em conta a classificação do Brasileirão, será entre Flamengo e Santos - dois clubes que estão na zona da Libertadores. O Mengo, aliás, tomou o 3º lugar do Peixe ao vencer o Bahia. Os paulistas caíram para o 5º lugar após a derrota para o Sport. Pelo menos, na Copa BR, o Santos poderá decidir em casa a vaga para as semifinais.
Vice-líder do Brasileirão e atual campeão da Copa do Brasil, o Grêmio fará um embate do Sul contra o Atlético Paranaense. A primeira partida acontecerá em Porto Alegre. O Furacão, que soma 14 pontos - oito a menos do que o rival na Série A -, poderá decidir em Curitiba. O mesmo acontecerá com o Botafogo diante do Atlético Mineiro.
Botafogo e Atlético Paranaense, por sinal, são os dois únicos clubes das quartas de final que jamais deram a volta olímpica na Copa do Brasil. O clube carioca sai na frente do Galo por poder decidir em casa e também por estar melhor colocado no Brasileirão. Apesar do tropeço ante o Avaí, o Bota tem 15 pontos, dois a mais do que os mineiros.
No chaveamento da Copa do Brasil, Atlético Mineiro ou Botafogo vai enfrentar o vencedor entre Flamengo e Santos. Do outro lado da chave, o clube que passar entre Grêmio e Atlético Paranaense ficará frente a frente com Palmeiras ou Cruzeiro.
O Sr. Goool é o único site que acompanha a Copa do Brasil com tabela, chaveamento, ranking de público e renda, simulador de jogos e estatísticas. Valorize o trabalho do Sr. Goool. Divulgue! Compartilhe nossas ferramentas. E se você tiver site ou blog, tenha todas as ferramentas através do Plugin Sr. Goool! Saiba mais aqui!Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com sete conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Segunda Fase ainda terá repeteco entre clubes do Sudeste e duelo entre líderes
Leia a notícia completaRegulamento:
Até a semifinal, em caso de empate na pontuação, os critérios de desempate serão maior saldo de gols, maior número de gols pró no campo adversário e pênaltis. Na final, gol fora de casa não fará diferença. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Copa Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.