São Paulo - O Campeonato Brasileiro de futebol feminino, em 2016, terá quatro novidades em relação à última edição. Corinthians, Náutico, Vasco e Vitória disputarão o Nacional que terá início em 20 de janeiro. A chegada de novos clubes tem a ver com o Profut (Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro).
O investimento no futebol feminino é uma das contrapartidas para a adesão do programa que prolongou o prazo dos clubes para quitarem as dívidas com o Governo Federal. Entre as novidades, Corinthians e Vasco caíram no mesmo Grupo 2, chamado de Grupo da Morte por causa da presença do atual campeão Rio Preto e do Centro Olímpico, primeiro vencedor do Nacional. O Náutico, por sua vez, está no Grupo 1, enquanto os baianos do Vitória caíram no Grupo 3.Grupo do atual campeão contará com o primeiro vencedor nacional, além de Corinthians, América Mineiro e Vasco
Leia a notícia completaDos 20 clubes no Brasileirão Feminino, sete representarão o Estado de São Paulo. Apenas no Grupo 4 não há paulistas. Há ainda três clubes do Rio de Janeiro, dois de Pernambuco e Bahia, além de um de Minas Gerais, Amazonas, Ceará, Paraná, Pará e Maranhão.
Regulamento:
Na Primeira Fase, os 20 clubes serão divididos em quatro grupos com cinco equipes cada. Após duelos apenas de ida dentro dos grupos, classificarão os dois melhores de cada grupo.
Na Segunda Fase serão dois grupos com quatro clubes cada. Os dois melhores de cada grupo, após jogos de ida e volta, passarão de fase. Na semifinal e final, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta até se definir o campeão de 2016.