São Paulo - Longe de duvidar da arbitragem, mas no futebol é costume chamar árbitros e assistentes de outros estados para apitar partidas nacionais. Isso se for no masculino. No feminino, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esquece o bom senso e, para economizar algumas verdinhas, coloca todo o time de arbitragem do mesmo estado do mandante e do local da partida. Será esse o cenário visto no Campeonato Brasileiro da Série A1 de futebol feminino que começará nesta quarta-feira. A tabela, a arbitragem completa, o regulamento e o simulador de jogos já estão no Sr. Goool.
Não é nenhuma novidade e acontecerá novamente na edição 2018. Como o Brasileirão Feminino não tem tanto apelo para a CBF, a arbitragem será local e os profissionais utilizados são aqueles com pouco espaço no masculino. Ao menos, as mulheres da arbitragem ganham mais chances. Mas só no feminino, uma vez que no masculino dificilmente elas trabalham nas Séries A, B, C e D do Brasileirão.A arbitragem paulista trabalhará dobrado na Série A1. Afinal, serão oito clubes entre os 16 participantes. Só na 1ª rodada acontecerão cinco partidas com mando de campo dos clubes de São Paulo. Tanto é verdade que o duelo entre Corinthians e São Francisco terá arbitragem mineira. Apenas este confronto ficará fora da regra explicada acima.
Além do Corinthians que atuará em sua Arena, fato raro para o futebol feminino, outro destaque da 1ª rodada será o confronto campeão entre o Santos, atual vencedor, e o Flamengo, que levou o Nacional em 2016. O embate será na Vila Belmiro. A Primeira Fase invadirá a Copa do Mundo e será disputada até 22 de agosto.
Aconteceram apenas 15 vitórias dos "intrusos" em 94 partidas das quatro divisões nacionais
Leia a notícia completaRegulamento:
Os 16 clubes serão divididos em dois grupos com oito times cada. Dentro dos próprios grupos, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados de cada grupo estarão nas quartas de final, enquanto os lanternas dos dois grupos serão rebaixados à Série A2.
O mata-mata será disputado em jogos de ida e volta. Saldo de gols e pênaltis serão os critérios de desempate. Nas quartas de final, os donos das melhores campanhas na Primeira Fase poderão decidir em casa. Na semifinal e na final, as melhores campanhas nas somatórias das fases terão a vantagem.