São Paulo - O Corinthians começará a defesa do título no Campeonato Brasileiro da Série A1 de futebol feminino contra a Ponte Preta, em Bálsamo, neste sábado, às 16 horas. A edição 2019 terá 16 clubes e novo regulamento. Os oito melhores colocados avançarão ao mata-mata, enquanto os quatro piores - o dobro do ano passado - serão rebaixados. A tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos já estão disponíveis no Sr. Goool.
Se o campeão da Série A1 jogará fora de casa, o campeão da Série A2 estreará diante da torcida. O Minas Brasília receberá o São José no Estádio Abadião, em Ceilândia. Além do Minas Brasília, o Vitória também conquistou o acesso no ano passado. As baianas receberão o Osasco Audax no Barradão. Já o Internacional pegou uma terceira vaga de acesso após a desistência do atual vice-campeão Rio Preto. As coloradas ficaram na 3ª colocação da A2 em 2018.A 1ª rodada do Brasileirão Feminino será disputada até quarta-feira, quando São Francisco e Sport se enfrentarão na Bahia. Entre os oito primeiros jogos, dois terão arbitragem da FIFA. A paulista Regildenia de Holanda Moura apitará Santos e Foz Cataratas em Itapira, enquanto a pernambucana Déborah Cecília comandará Vitória e Internacional em Chã Grande.
Em seis anos, o Brasileirão Feminino Série A1 tem seis campeões diferentes. São eles: Centro Olímpico-SP (2013), Ferroviária-SP (2014), Rio Preto-SP (2015), Flamengo-RJ (2016), Santos-SP (2017) e Corinthians-SP (2018). São cinco vencedores paulistas e um carioca. Dos seis campeões, só Centro Olímpico e Rio Preto não estarão na elite este ano.
Tigre segue sem vencer, já foi rebaixado e tem média de três tentos tomados por partida
Leia a notícia completaQuartas de final, semifinal e final serão disputadas em jogos de ida e volta. Os critérios de desempate no mata-mata serão: pontos, saldo de gols e pênaltis.
O mando de campo no jogo de volta pelo mata-mata será dos clubes com a maior pontuação no geral e na somatória das fases, maior número de vitórias e maior saldo de gols.
O campeão terá vaga na Libertadores 2020.