São Paulo - A Bundesliga é disparada a competição com a maior média de público do futebol. No ano passado, mesmo com os jogos finais sem torcida por conta da pandemia do novo coronavírus, a marca chegou a 40.882 torcedores. Ainda assim, os dirigentes que controlam o Campeonato Alemão tentam melhorar e não só para quem está no estádio, mas também para quem acompanha os jogos pela TV.
É a difícil missão de agradar torcedores e telespectadores. E eles são muitos. A Bundesliga, no entanto, tem se saído bem. Não por acaso, foi premiada, em Las Vegas, pelo teste com tecnologia 5G durante um jogo entre Wolfsburg e Hoffenheim, em setembro passado, em parceria com a Vodafone. O futebol superou NBA (basquete) e WWE (luta livre).
"Um estádio com jogo importante da Bundesliga transfere 500 gigabytes de dados e, como a tendência é esse número crescer, a rede precisa ser fortalecida. Convidados puderam testar o protótipo do novo aplicativo que entrega também ao torcedor que está no jogo aquelas estatísticas avançadas em tempo real, como a Expectativa de Gols ou o quão rápido um jogador está correndo, contando com gráficos em realidade aumentada", explicou artigo da Betway, casa de apostas online.
Outra inovação da Bundesliga foi a transmissão, ao invés do 16:9, em formato 9:16, próprio para celular. Ou seja, os torcedores nos estádios tinham mais essa ferramenta para acompanhar a partida com direito a replay, cinco câmeras extras e informações adicionais.
"Acredito que cada liga precisa definir seu próprio caminho e o nosso foi reconhecer que sucesso é cíclico. Às vezes, você vence a Champions League, às vezes não. Como podemos nos tornar um pouco independentes desse ciclo? Outros clubes, outras ligas, fazem de maneiras diferentes. Outras ligas vendem patrocínio para suas marcas. Nós queremos manter a nossa limpa", disse o vice-presidente de inovação digital, Andreas Heyden, durante conversa exclusiva com o time da Betway.
TV x estádio!
Há também algumas divergências entre os responsáveis pela Bundesliga e os representantes dos torcedores, mas nada que atrapalhe o esporte mais apaixonante do planeta. Cada um tem sua visão, seja pró torcedores ou pró espectadores.
"O torcedor de TV é livre para fazer outras coisas. Se o jogo estiver chato, ele precisa de mais artifícios para continuar vendo. No estádio, temos 50.000 perspectivas diferentes. A TV precisa de cinco ou dez câmeras para imitar isso. Não me entenda errado. Inovação é parte do futebol. O jogo se desenvolve o tempo inteiro, mas, para o torcedor de estádio, é um evento social também. Encontramos amigos e vivemos nossos rituais. Fazemos mais do que apenas ver futebol e beber cerveja", diz Jost Peter, membro do conselho da Unsere Kurve (Nossa Curva), organização que reúne 21 grupos de torcedores e promove a cultura de arquibancada.
"Acho que todos têm direito à própria opinião. A visão dos torcedores nem sempre será a mesma da liga, mas estamos em diálogo. A questão é chegar a um meio-termo e acho que fazemos bem isso. Um estádio como o Dortmund, com a Muralha Amarela, permitir torcer em pé, beber álcool… somos muito diferentes de outras ligas", argumenta Heyden.