Rio de Janeiro - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como faz todo ano, rasgou elogios para seu próprio calendário, no caso, o de 2020. Como todos sabem e esperam, no entanto, os velhos problemas estão cravados no documento oficial apresentado pela entidade do presidente Rogério Cabloco.
"A temporada irá de 22 de janeiro a 6 de dezembro e contempla as competições coordenadas pela CBF, além dos campeonatos estaduais e competições continentais", diz o primeiro parágrafo da nota oficial divulgada pela CBF.
"As férias irão ocorrer de 9 de dezembro de 2019 a 7 de janeiro de 2020, totalizando os 30 dias previstos na legislação. A pré-temporada poderá ser realizada até o início das competições estaduais, ou seja, de 8 a 21 de janeiro de 2020. (...) O jogo (Supercopa do Brasil) acontecerá no dia 19 de janeiro, em local a ser anunciado, como última data da pré-temporada", diz a nota da CBF sem perceber o equívoco.
Datas FIFA!Novamente o presidente da CBF não fala a verdade. A Copa América será disputada junto com o Brasileirão. Os clubes brasileiros que cederem seus jogadores poderão ser desfalcados em até dez rodadas. Nas Eliminatórias, o Brasileirão até irá parar, mas terá rodada da Série A no dia seguinte ao torneio que vale vaga para a Copa do Mundo 2022. Ou seja, os jogadores não chegarão a tempo ou se apresentarão cansados. Um desses exemplos acontecerá em setembro. O Brasil jogará as Eliminatórias em 8 de setembro e a final da Copa do Brasil será dia 10.
Mudanças!
São cinco clubes invictos no 2º turno e quatro que ainda buscam a primeira vitória
Leia a notícia completaPelas divisões do Brasileirão, a CBF manteve a fórmula com dois grupos na Série C, mas esticou a disputa até novembro (3 de maio a 8 de novembro). A Série D, por sua vez, sofreu alterações. Haverá uma fase preliminar, além de que a fase de grupos passará a contar com oito chaves de oito times cada. A última divisão nacional passará a ter 26 datas, dez a mais do que o atual ano (3 de maio até 22 de novembro). É a CBF sendo CBF.