Alagoas - Parabéns, Clube de Regatas Brasil! "Avante! Pela grandeza / De nosso caro Brasil", diz um trecho do hino do CRB. E o Galo seguiu a risca a melodia para avançar até a Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado, o clube alagoano voltou a vencer o Madureira, desta vez, por 2 a 0, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, e conquistou o acesso na Série C. (Confira a página exclusiva do CRB no Sr. Goool!).
Este é o segundo acesso do CRB na "nova" Série C. Em 2011, o Galo foi vice-campeão e subiu ao lado de Joinville, Ipatinga e América de Natal. No ano seguinte, porém, o CRB amargou a 17ª colocação e foi rebaixado na Série B. Esta foi sua última participação no segundo escalão nacional.Mas o torcedor não quer saber de lembranças ruins. O mais importante, neste sábado, é comemorar. O acesso dos alagoanos foi conquistado com nove vitórias (cinco em casa e quatro fora), seis empates (quatro como mandante e dois como visitante) e cinco derrotas (uma diante da torcida e quatro fora), além de 27 gols a favor e 18 contra.
Este também foi o primeiro acesso do Rio de Janeiro no novo formato do terceiro escalão nacional
Leia a notícia completaRecorde!
Desde que a Série C ganhou o formato com 20 clubes, em 2009, os Estados de São Paulo (Guaratinguetá, Oeste e Mogi Mirim), Minas Gerais (América Mineiro, Ituiutaba e Ipatinga), Santa Catarina (Criciúma, Joinville e Chapecoense) e Alagoas (ASA e CRB - duas vezes) conquistaram três acessos cada - recorde na competição.
Enquanto isso, Ceará (Icasa - duas vezes), Rio Grande do Norte (ABC e América de Natal), Pernambuco (Salgueiro e Santa Cruz) e Pará (Paysandu - duas vezes) já subiram dois duas vezes cada. Por fim, Maranhão (Sampaio Corrêa), Mato Grosso (Luverdense), Goiás (Vila Nova) e, agora, Rio de Janeiro (Macaé) têm um acesso cada.
Confira os clubes que subiram na Série C de 2009 para cá:
2009
América Mineiro-MG, ASA-AL, Guaratinguetá-SP e Icasa-CE
2010
ABC-RN, Ituiutaba-MG, Criciúma-SC e Salgueiro-PE
2011
Joinville-SC, CRB-AL, Ipatinga-MG e América de Natal-RN
2012
Oeste-SP, Icasa-CE, Chapecoense-SC e Paysandu-PA
2013
Luverdense-MT, Sampaio Corrêa-MA, Santa Cruz-PE e Vila Nova-GO
2014
Mogi Mirim-SP, Paysandu-PA, Macaé-RJ e CRB-AL