São Paulo - Seguindo o exemplo da Libertadores - quatro semifinalistas sem título e três campeões inéditos seguidos -, a Copa do Brasil também mostra seu lado alternativa. Em 2014 - comparando com 2013 - caiu o número de campeões e de títulos entre os classificados para as oitavas-de-final. No ano passado, o torneio nacional foi inchado com 87 clubes e passou a contar com a presença dos clubes da Libertadores.
Na atual edição, dos 16 clubes nas oitavas-de-final, nove ainda não foram campeões. Em 2013, eram apenas sete clubes que lutavam pelo primeiro título. O número de conquistas também é inferior. Na atual edição, são 18 títulos em jogo, um a menos do que a temporada passada.Nas duas temporadas, porém, os maiores campeões estiveram nas oitavas-de-final. Cruzeiro e Grêmio já abocanharam quatro títulos cada. O Sr. Goool só considerou dois títulos do Flamengo para o levantamento do ano passado. Afinal, o clube carioca - atual campeão - só ganhou seu terceiro título em 2013.
Líder no ranking, Timão tem mais do que o dobro da arrecadação do vice-líder Internacional
Leia a notícia completaAlém de Vozão e Mecão, Botafogo, Santa Rita, ABC, Coritiba, Atlético Paranaense, Atlético Mineiro e Bragantino também correm atrás do primeiro título no torneio nacional. Entre tantas diferenças, porém, há uma semelhança em relação as duas últimas edições da Copa do Brasil.
Assim como em 2013, Grêmio e Santos ficarão frente a frente nas oitavas-de-final. No ano passado, o clube paulista fez o primeiro jogo em casa, mas acabou eliminado. Já em 2014, os gaúchos vão atuar a primeira diante do seu torcedor. Enquanto isso, o Palmeiras terá outro Atlético pela frente. Se em 2013, o Verdão eliminou os paranaenses, agora, pegará os mineiros.
Pelo sorteio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Santos, Ceará, Santa Rita, ABC, Flamengo, Atlético Paranaense, Atlético Mineiro e Corinthians decidirão a vaga em casa. Os jogos de ida acontecerão em 27 de agosto. Apenas Grêmio x Santos acontecerá em 28 de agosto.Campeões!
Cruzeiro e Grêmio, com quatro títulos cada, são os maiores vencedores da Copa do Brasil. Logo atrás, com três conquistas cada, aparecem Flamengo - atual campeão - e Corinthians. O Palmeiras ostenta dois títulos, enquanto Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um cada.
Em relação aos títulos por estados, o recordista é São Paulo com oito. O Rio Grande do Sul tem seis conquistas, uma a mais do que o Rio de Janeiro. Já Minas Gerais aparece com quatro títulos, contra um de Pernambuco e outro de Santa Catarina.