São Paulo - A CONMEBOL, em 2010, garantiu ao campeão da Copa Sul-americana uma vaga para a Libertadores da temporada seguinte. Mesmo com esta premiação extra, os vencedores do segundo torneio mais importante da América do Sul pouco fizeram na Libertadores. Pelo menos é isso que mostra o levantamento do Sr. Goool nesta quinta-feira.
Galo disputará pela sexta vez o torneio sul-americano e Cruzeiro sonha com sua 14ª Libertadores
Leia a notícia completaNo ano passado, o São Paulo faturou seu primeiro título da Copa Sul-americana. Mas a Libertadores 2013 não foi nada agradável aos tricolores. O clube paulista sofreu para se classificar para o mata-mata e caiu ainda nas quartas-de-final. O Atlético Mineiro, que seria campeão, eliminou o rival brasuca.
O melhor desempenho foi do Universidad de Chile. O clube chileno, campeão da Sul-americana em 2011, conseguiu alcançar às semifinais da Libertadores seguinte. O algoz do Universidade de Chile foi o Boca Juniors, vice-campeão da Libertadores 2012.
O Universidad de Chile, aliás, foi um dos três campeões invictos da Copa Sul-americana. Além dos chilenos em 2011 (dez vitórias e dois empates), o Internacional (cinco vitórias e cinco empates), em 2008, e o São Paulo (cinco vitórias e cinco empates), em 2012, também deram a volta olímpica sem sofrer, sequer, uma derrota.
Nas quartas-de-final da atual temporada, apenas o São Paulo já foi campeão da Sul-americana. O Tricolor tenta uma vaga nas semifinais diante do Atlético Nacional. No primeiro duelo, o time brasuca venceu, por 3 a 2, em casa. Já a Ponte Preta, o outro clube brasileiro ainda vivo na disputa, enfrentará o Vélez Sarsfield. O Libertad, por sua vez, vai encarar o Itagüí. E na abertura das quartas-de-final, Lanús e River Plate empataram sem gols.
Campeões!
Em 11 edições até agora, a Copa Sul-americana ainda não teve uma final repetida. O Boca Juniors-ARG é o único clube que já venceu o torneio em duas oportunidades (2004 e 2005). Os outros nove títulos estão divididos em nove clubes. San Lorenzo-ARG (2002), Cienciano-PER (2003), Pachuca-MEX (2006), Arsenal-ARG (2007), Internacional (2008), LDU-EQU (2009), Independiente-ARG (2010), Universidade de Chile-CHI (2011) e São Paulo (2012) têm uma conquista cada.
A diversidade também é vista em relação aos títulos por países. Seis Nações já ficaram no alto do pódio. A vantagem, porém, é toda da Argentina com cinco conquistas. O Brasil soma dois títulos, contra um de Chile, Equador, México e Peru.
Confira os campeões da Copa Sul-americana que tiveram vaga na Libertadores:
2011
Independiente-ARG (Eliminado na fase de grupos)
2012
Universidad de Chile-CHI (Eliminado na semifinal pelo Boca Juniors)
2013
São Paulo (Eliminado nas oitavas-de-final pelo Atlético Mineiro)