Maranhão - A Série D do Campeonato Brasileiro é a última divisão nacional. Não é nada fácil estar no inferno da bola. O maior objetivo para aqueles que disputam a competição é conquistar o acesso. Lógico que se o feito vier acompanhado do título, melhor ainda. Sampaio Corrêa e Tupi são os dois únicos dos nove campeões da Série D que foram além e conseguiram chegar até a Série B, último estágio antes da elite do Brasileirão.
O Sampaio Corrêa, aliás, alcançou o objetivo pela segunda vez. Campeão invicto da Série D em 2012, o clube maranhense disputou a Série B entre 2014 e 2016, quando foi rebaixado na lanterna. Na atual temporada, contudo, o Sampaio Corrêa garantiu o acesso na Série C e, em 2018, estará novamente no segundo escalão nacional.
Se São Bento e CSA já festejaram o centenário, Sampaio Corrêa e Fortaleza estão bem próximos dos 100 anos
Leia a notícia completaEnquanto isso, São Raimundo-PA (2009), Guarany-CE (2010), Botafogo-PB (2013), Tombense-MG (2014), Botafogo-SP (2015) e Volta Redonda-RJ (2016) ainda não tiveram essa experiência. O Operário, atual campeão, tentará a sorte na próxima temporada. Os dois primeiros vencedores da Série D estão sem divisão, enquanto o quarteto disputa a Série C. Tombense e Voltaço foram eliminados nas quartas de final na atual temporada.