São Paulo - Desde que o Campeonato Brasileiro passou a contar com 20 clubes na disputa por pontos corridos, em 2006, apenas duas vezes o campeão da Série A havia vencido o Estadual. O Brasileirão não costuma dar chances aos campeões estaduais, como mostrará o Sr. Goool neste domingo.
O Flamengo foi o primeiro campeão estadual a vencer o Brasileirão. Em 2009, o clube rubro-negro ficou com o título do Cariocão ao derrotar o Botafogo. No segundo semestre, o título nacional foi sofrido, mas acabou na Gávea. Na oportunidade, o Flamengo somou 67 pontos, dois a mais do que o Internacional, e ficou com o título nacional.Três anos depois foi a vez do rival Fluminense repetir a dobradinha no futebol brasileiro. O título carioca foi obtido com duas vitórias sobre o Botafogo. No Nacional, a conquista foi mais tranquila em relação ao título rubro-negro. O Fluminense se sagrou campeão com 77 pontos, cinco a mais do que o Atlético Mineiro.
Desde 2003, apenas clubes mineiros, cariocas e paulistas foram campeões da Série A
Leia a notícia completaO próprio Fluminense, antes da dobradinha, já tinha sentido o gosto amargo da derrota. Em 2010, o Tricolor carioca foi campeão brasileiro, mas o Estadual foi ganho pelo Botafogo. Único tricampeão brasileiro, o São Paulo não conseguiu fazer nenhuma dobradinha. Os títulos do Paulistão ficaram com Palmeiras (2008) e Santos (2006 e 2007).
Em 2014, Botafogo, Corinthians e Chapecoense - entre os 20 clubes do Brasileirão - já não têm mais chances de título estadual. Na teoria, o trio sai na frente da disputa pelo Brasileirão. Todos os outros clubes da Série A estão no mata-mata e sonham com a primeira conquista da temporada.