Rio Grande do Sul - O Grêmio nas últimas duas temporadas encerrou jejum de 15 anos sem ganhar a Copa do Brasil e de 22 anos sem levar a Libertadores. O Tricolor, aliás, só chegou ao torneio mais importante da América do Sul graças ao título do Nacional. Mas mesmo com a recente experiência vitoriosa dos gaúchos, os campeões do Campeonato Brasileiro da Série A ainda levam ligeira vantagem sobre os vencedores da Copa do Brasil. Segundo levantamento do Sr. Goool, em seis oportunidades os clubes brasileiros faturaram a Libertadores após ganharem a principal divisão nacional, enquanto cinco vezes o campeão sul-americano chegou com o status de ter levado o torneio de mata-mata.
Em 1995, o próprio Grêmio deu a volta olímpica na Libertadores depois de ter soltado o grito entalado na garganta na Copa do Brasil. Essa, por sinal, foi a primeira vez que o campeão do segundo Nacional mais importante do país emendou um título na América do Sul. Em 1997, o Cruzeiro repetiu a dose. O Palmeiras também utilizou a mesma tática ao levar a Copa BR em 1998 e a Liberta em 1999. Já a sequência do Santos foi recente, em 2011. O Peixe, inclusive, tem apenas o título de 2010 na competição nacional de mata-mata.
Seleção Brasileira estreará contra a Suíça e ainda pegará Costa Rica e Sérvia na fase de grupos
Leia a notícia completaEntre os clubes brasileiros que já faturaram a Libertadores, apenas Atlético Mineiro e Internacional não chegaram ao título por conta de conquistas nacionais. O Colorado, por exemplo, foi vice-campeão brasileiro em 2005 e 2009 e nos anos seguintes levou a Libertadores. Já o Galo bateu na trave no Brasileirão 2012, mas no torneio sul-americano seguinte não deu bobeira e festejou com a torcida.
Grêmio campeão!
A campanha do título gremista teve 14 jogos com dez vitórias (seis em casa e quatro fora), dois empates como visitante e duas derrotas (uma ao lado da torcida e outra fora), além de 25 gols a favor e nove tomados. Aproveitamento de 76,2%. Como comparação, o desempenho de 1995 ficou em 66,7%. Já na primeira conquista, em 1983, o aproveitamento tricolor bateu em 79,2%.