Santa Catarina - Os dez clubes que disputarão - a partir deste sábado - o Campeonato Catarinense 2015 têm uma missão a mais nesta temporada. Desde 2006, o campeão estadual de Santa Catarina não consegue fazer também o artilheiro. Aliás, no século XXI, apenas nesta oportunidade o vencedor estadual ainda comemorou a artilharia.
Em 2006, o Figueirense foi campeão em cima do Joinville. A artilharia ficou com Cícero. Sim! Ele mesmo! O atacante, que passou por Hertha e Wolfsburg, da Alemanha, São Paulo, Santos e, hoje, defende a camisa tricolor do Fluminense, anotou 11 gols na campanha do título do Figueirense. Desde então, nenhum artilheiro foi campeão.Na temporada passada, o Figueirense voltou a ser campeão em cima do JEC, mas a artilharia ficou com Régis, da Chapecoense. Ele foi o autor de oito gols. Em 2012 houve dois artilheiros, mas nenhum defendia o campeão Avaí. Rafael Costa, do Metropolitano, e Aloísio, do vice-campeão Figueirense, terminaram empatados com 14 gols cada.
De 2001 para cá, o atacante Vandinho foi o artilheiro com o maior número de gols do Catarinense. O jogador do Avaí anotou 21 tentos, em 2008, quando o Figueirense deu a volta olímpica em cima do Criciúma. Nestes 14 anos, Figueirense e Hermann Aichinger foram os clubes com o maior número de artilheiros - três cada.
A rodada inaugural do Catarinense 2015 terá Criciúma e Guarani, além de Chapecoense e Inter de Lages no sábado. No domingo, dia nobre do futebol, a bola irá rolar para o clássico entre Joinville e Avaí. Metropolitano e Marcílio Dias também se enfrentarão, assim como o atual campeão Figueirense e o Hermann Aichinger.Em anos fora da Série A, nenhum clube carioca conseguiu se dar bem no Estadual
Leia a notícia completaRegulamento:
A Primeira Fase do Campeonato Catarinense terá dez clubes que se enfrentarão em jogos de ida. Os seis melhores colocados disputarão o Hexagonal do Título, enquanto os outros quatro clubes brigarão contra o rebaixamento no Quadrangular.
O Hexagonal será disputado em jogos de ida e volta. Os dois melhores colocados farão a final do Estadual. A decisão será em dois jogos. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, o clube com a melhor campanha do Hexagonal será declarado campeão.
O campeão, o vice e o 3º colocado (no Hexagonal) terão vagas asseguradas na Copa do Brasil 2016. No Quadrangular, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois piores colocados serão rebaixados à Série B.