Santa Catarina - Avaí e Figueirense, representantes da capital Florianópolis, são minoria no mar do interior no Campeonato Catarinense. Mesmo assim, a dupla entra tranquila para a disputa da Edição 2014 do Estadual. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, há 21 anos não há rebaixamento de qualquer clube da capital.
O último representante de Florianópolis degolado no Estadual foi o Avaí em 1993. O Leão havia sido vice-campeão catarinense em 1992, mas sucumbiu na temporada seguinte. Pelo menos, a torcida não sofreu por muito tempo e a volta foi rápida. Já em 1994, com o título da Divisão de Acesso em mãos, o Avaí retornou à elite.
Em 1993, o Avaí disputou o Hexagonal do Descenso ao lado de Concórdia, Brusque, Caçadorense, Internacional e Joaçaba. Em dez jogos, o clube da capital somou apenas oito pontos e amargou o rebaixamento ao lado do Brusque, que também fez oito pontos. De lá para cá, apenas clubes do interior rodaram no Campeonato Catarinense.Para não repetir os erros do passado, o Avaí terá que superar as dificuldades da estreia, uma vez que enfrentará o Hermann Aichinger, em Ibirama, no próximo domingo, às 17 horas. O Figueirense, por sua vez, abrirá a atual edição do Catarinense no sábado, às 17 horas, diante do Brusque, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
A dupla da capital, além de ter o histórico de quedas a favor, ainda é a maior vencedora do Estadual. Campeão pela última vez em 2012, o Avaí soma 16 títulos, um a mais do que o Figueirense. O Alvinegro, porém, não obtém o título estadual desde 2008. O maior campeão do interior é o Joinville (12). Mas o atual vencedor é o Criciúma (10).
O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes das competições em 2014. Além de matérias com curiosidades e estatísticas, o Sr. Goool terá tabela, classificação, simulador, ranking de público e renda e páginas especiais para todos os clubes. Já estão disponíveis as informações de 24 Estaduais, além da Copa do Nordeste, Copa Verde, Copa do Brasil, Libertadores e Copa do Mundo.Regulamento: Nunca um clube passou pelos seis jogos da Primeira Fase sem desperdiçar pontos no torneioAmérica de Natal e Ceará poderão fazer história na Copa do Nordeste
No Quadrangular, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois primeiros colocados farão a final do Estadual. Em caso de igualdade de pontos, o primeiro critério de desempate será o saldo de gols. Se ainda assim a decisão seguir empatada, o campeão será o clube que atuou a segunda partida como mandante.
No Hexagonal, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Aquele que somar o maior número de pontos será declarado campeão da Taça Santa Catarina. Os dois últimos colocados, por outro lado, serão rebaixados para a Série B. O campeão e o vice-campeão do Campeonato Catarinense estarão na Copa do Brasil em 2015, assim como o vencedor da Taça Santa Catarina.
Confira os jogos da 1ª rodada do Campeonato Catarinense 2014:
Sábado
17h
Figueirense x Brusque
19h30
Juventus x Chapecoense
Domingo
17h
Joinville x Criciúma
Marcílio Dias x Metropolitano
Hermann Aichinger x Avaí
Fonte: RSSSF Brasil