Distrito Federal - Ano novo, vida nova! Com este lema, muitos clubes do Campeonato Brasiliense 2015 pretendem encerrar a longa seca de títulos. A capital, representada apenas pelo Brasília, não vence desde 2002. Mas o interior ainda tem o jejum de conquistas do Gama - maior campeão estadual -, além de seis clubes que nunca deram a volta olímpica.
O CFZ foi o último clube de Brasília a vencer o Campeonato Distrital. Neste período, até um clube de outro Estado já foi campeão. O Luziânia, de Goiás, é o atual vencedor do Estadual. Sem falar que o Brasília - uma ilha no mar de clubes do interior - não vence desde 1987. O Brasília acumula oito títulos, mesma quantidade do Brasiliense.O recordista de voltas olímpica é o Gama, dono de dez títulos. Mas o clube de cidade homônima está na seca desde 2003. De lá para cá, o Gama acumulou três vices. Nos 11 anos após o título do Gama, o rival Brasiliense foi campeão oito vezes, enquanto o Ceilândia faturou dois títulos.
Apenas três clubes de Salvador vão disputar o Estadual da Bahia na temporada 2015
Leia a notícia completaO Estadual está marcado para começar em 24 de janeiro com o embate entre Brasília e Samambaia - um dos clubes que conquistou o acesso. O atual campeão Luziânia vai receber o Cruzeiro, outro clube que subiu de divisão. A rodada inicial ainda terá o confronto entre Brasiliense e Atlético Ceilandense. O Gama, por sua vez, terá pela frente o Santa Maria em casa. Sobradinho e Formosa, além de Ceilândia e Unaí completam os jogos da 1ª rodada.
Regulamento:
Os 12 clubes se enfrentarão em jogos apenas de ida. Os oito melhores colocados se classificarão para o mata-mata. Por outro lado, os dois piores colocados serão rebaixados à 2ª Divisão. As quartas de final, semifinal e final serão disputadas em jogos de ida e volta.