São Paulo - Atlético Paranaense, Goiás, Grêmio e Internacional terão uma ingrata missão na Copa do Brasil. Os clubes do Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul tentarão evitar que os rivais paulistas e cariocas cheguem à final do torneio nacional. O fato inusitado na Copa do Brasil não acontece desde 1994, como mostrará o Sr. Goool neste domingo.
Hoje, cinco clubes de São Paulo seriam rebaixados nas três principais divisões nacionais
Leia a notícia completaSó outras três vezes a Copa do Brasil não contou com clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo na final. Na estreia do torneio, em 1989, o Grêmio foi campeão em cima do Sport. Dois anos depois, o mesmo Tricolor gaúcho sucumbiu diante do Criciúma. Por fim, em 1993, o Cruzeiro superou o Grêmio e garantiu o primeiro dos seus quatro títulos na competição.
Nas outras 21 edições da Copa do Brasil houve, ao menos, um clube paulista ou carioca na decisão. São 12 conquistas - oito de São Paulo e quatro do Rio de Janeiro. Dessas 12 finais, duas tiveram paulistas contras cariocas (Santo André x Flamengo e Paulista x Fluminense) e uma foi duelo entre rivais do Rio de Janeiro (Flamengo x Vasco).
Em 2013, um clube carioca ficará pelo meio do caminho já nas quartas-de-final. Um dos confrontos será entre Botafogo e Flamengo. O mesmo acontecerá no duelo que não conta com paulistas e cariocas (Internacional x Atlético Paranaense). Os outros dois confrontos são Goiás x Vasco e Corinthians x Grêmio.
Títulos!
Cariocas e paulistas podem dominar as finais da Copa do Brasil, mas os maiores vencedores são de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul. Cruzeiro e Grêmio, com quatro títulos cada, são os maiores vencedores da Copa do Brasil. O Corinthians soma três conquistas, seguido por Flamengo e Palmeiras - atual campeão -, com duas. A lista com um título conta com Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma.
Regulamento:
Com 87 clubes, a Copa do Brasil 2013 será disputada em sistema de mata-mata ao longo de sete fases. Nas duas primeiras, o clube visitante estará livre da partida de volta se vencer por dois ou mais gols de diferença. O campeão terá vaga assegurada na Libertadores 2014.