Santa Catarina - O Campeonato Catarinense 2016 será disputado em pontos corridos, mas cada turno terá um campeão. Se necessário, o Estadual de Santa Catarina ainda poderá ter uma final entre os vencedores do turno. Neste sábado, o Sr. Goool traz a tabela completa e o simulador da próxima edição do Catarinense.
Independentemente da fórmula de disputa ser diferente da jogada em 2015, o Estadual 2016 espera ser encerrado em campo. Nesta temporada, o Figueirense foi campeão após o encerramento da competição. Antes do julgamento que determinou o título do Figueira, o Joinville deu a volta olímpica. Mas o JEC acabou penalizado por ter escalado jogador de forma irregular. Foi uma confusão só.Disputas extrajudiciais a parte, o Catarinense 2016 terá como novidades Brusque e Camboriú que conquistaram o acesso e ficaram com as vagas dos rebaixados Guarani e Marcílio Dias. A estreia do Brusque será logo contra o campeão Figueirense no Orlando Scarpelli. Já o Camboriú desafiará o Metropolitano.
O Metro está com o estádio do SESI em reformas. Por isso, o clube atuará todo o Estadual no João Marcatto, em Jaraguá do Sul. A 1ª rodada ainda terá o apimentado confronto entre Criciúma e Avaí. Já o reencontro entre Figueira e JEC acontecerá logo na 2ª rodada no interior do Estado. O Catarinense 2016 terá início em 31 de janeiro.
Atual edição do segundo escalão nacional ainda alcançou o quarto melhor desempenho nos pontos corridosSérie B do Brasileirão tem a melhor média de público pagante desde 2009
Caso um mesmo clube vença os dois turnos, será declarado campeão estadual. Mas se os turnos tiverem campeões diferentes, haverá uma final entre estes times para definir o vencedor de 2016. Neste caso, o dono da melhor campanha na somatória do turno e do returno terá a vantagem de decidir em casa e de jogar por dois resultados iguais.
O campeão, o vice e o 3º colocado garantirão vagas na Copa do Brasil 2017. O melhor colocado do Estadual, desconsiderando aqueles garantidos nas Séries A, B e C, terá vaga na Série D do Brasileirão em 2016 e 2017.