São Paulo - A Série C do Campeonato Brasileiro passou a ter 20 clubes, em 2009, com a criação da Série D. De lá para cá, apenas Caxias, Águia e Luverdense não saíram do lugar e disputaram todas as edições do terceiro escalão do futebol nacional.
Na atual temporada, o Caxias tenta subir alguns degraus. O clube do Rio Grande do Sul é o único clube que ainda ostenta aproveitamento de 100% na Série C. O Caxias lidera o Grupo B com seis pontos. No Grupo A, Luverdense e Águia somam os mesmos quatro pontos, mas por causa do saldo de gols (2 a 1), o LEC - dentro do G4 - ocupa a quarta colocação.
Com média de 2,69 gols por jogo, Série B tem 167 tentos, sendo 85 dos mandantes e 82 dos visitantes
Leia a notícia completaEnquanto isso, o Luverdense foi o melhor colocado do trio, em 2011, mas ainda assim o acesso ficou distante. Já o Caxias lutou contra o rebaixamento. Na temporada passada, foi a vez do Águia lutar contra a degola, enquanto o Luvderdense sonhou com o acesso.
Todos os três clubes entrarão em campo no próximo domingo. O Águia, em Marabá, enfrentará o Santa Cruz, pela 3ª rodada. Ainda pelo Grupo A, o Luverdense vai encarar o Brasiliense, em Taguatinga. Por fim, o Caxias, em casa, receberá o Guarani.
O Rio Branco também poderia estar nesta lista de clubes que não saíram do lugar, mas o representante do Acre foi eliminado na temporada 2011 por ter entrado na Justiça Comum. O clube ficou de fora da Série C no ano passado e, agora, com as pendências resolvidas, o Rio Branco voltou ao terceiro escalão da bola. O Estrelão, porém, não somou nenhum ponto em 2013.
A Série C 2013 conta com 21 clubes. Assim, o Grupo A passou a ter 11 clubes, um a mais do que o Grupo B. Na Primeira Fase, os clubes jogarão dentro dos próprios grupos em partidas de ida e volta. Os quatro melhores colocados de cada grupo se classificarão para as quartas-de-final. Com a inclusão de mais um clube, cinco serão rebaixados à Série D. Vão cair três do Grupo A e dois do Grupo B.