São Paulo - Engana-se quem pensa que é moleza a Primeira Fase da Copa do Brasil. Pelo contrário! Os clubes do Brasileirão, pelo segundo ano consecutivo, sofreram para carimbarem o passaporte. Apenas Chapecoense, Corinthians e Internacional eliminaram o jogo de volta. Desempenho inferior ao apresentado pelos representantes da Série A na temporada passada.
Naquela oportunidade, foram seis clubes que conseguiram a classificação sem a necessidade do jogo de volta. Bahia, Coritiba, Cruzeiro, Goiás, Ponte Preta e, novamente, Internacional venceram por dois ou mais gols de diferença. Há um detalhe, porém, que as duas temporadas são parecidas.Assim como em 2013, na atual edição da Copa do Brasil, um clube do Brasileirão ficou pelo caminho ainda na Primeira Fase. O Criciúma perdeu para o Londrina, fora de casa, por 2 a 0. No jogo de volta, o Tigre até chegou a fazer 2 a 0, mas levou um gol nos acréscimos e foi eliminado logo de cara.
Brasil teve seu pior desempenho desde que o torneio adotou a atual fórmula de disputa
Leia a notícia completaDificuldade!
Em relação aos clubes do Brasileirão que já atuaram na Copa do Brasil, Palmeiras, São Paulo, Coritiba, Vitória, Bahia, Fluminense, Goiás, Figueirense, Santos e Vasco não conseguiram eliminar o jogo de volta.
Palmeiras, Figueirense, São Paulo e Fluminense se classificaram no jogo de volta. Os outros clubes citados ainda realizarão a segunda partida. Enquanto isso, o Sport - campeão da Copa do Nordeste - abrirá a disputa contra o Brasília apenas em 30 de abril.
Já Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio, representantes brasileiros na Libertadores, entrarão na Copa do Brasil apenas nas oitavas-de-final. O Flamengo é o atual campeão do torneio nacional.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda divulgará as datas e horários dos jogos da Segunda Fase da Copa do Brasil. Assim como na Primeira Fase, os clubes visitantes que vencerem por dois ou mais gols de diferença, eliminarão o jogo de volta. O campeão terá vaga assegurada na Libertadores 2015.