Santa Catarina - A Chapecoense, dois dias antes de completar três anos da tragédia aérea que vitimou quase toda a sua delegação, amargou seu primeiro rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro. Derrotada pelo Botafogo, por 1 a 0, em plena Arena Condá, em Chapecó, a Chape já não tem mais chances de evitar a queda e deixa a lista dos "intocáveis".
Ao lado de Cruzeiro, que também corre sérios riscos de descenso, Flamengo, Santos e São Paulo, a Chapecoense estava na lista dos clubes que jamais haviam sido rebaixados no Brasileirão. Desta vez, porém, não teve como se manter entre os melhores clubes do país.Vice-lanterna, a Chapecoense deixa a elite com três jogos por fazer. São apenas seis vitórias (três em casa e três fora), dez empates (cinco como mandante e cinco como visitante) e nada menos do que 19 derrotas (dez ao lado da torcida e nove fora), além de 27 gols a favor e 49 tentos tomados. Aproveitamento de 26,7%.
Fora pela 1ª vez!
A Chapecoense completou 27 rodadas na zona de rebaixamento. O clube de Chapecó entrou na degola na 9ª rodada e não saiu mais. O Verdão se junta ao Avaí que já havia descido para a Série B. Desta forma, Santa Catarina também deixa a Série A do Brasileirão.
E pensar que, em 2015, o estado comemorou seu maior feito. Há quatro anos, Chapecoense, Figueirense, Avaí e Joinville disputaram lado a lado a Série A. Avaí e JEC seriam rebaixados ao término da edição de quatro anos atrás. No próximo ano, Chape e Avaí se juntarão ao Figueira na Série B, uma vez que o Criciúma foi rebaixado para a Série C.
Lamentações!Atual campeão Avaí tentará esquecer a queda no Brasileirão para defender o título estadual
Leia a notícia completa"Com o resultado, infelizmente, não temos mais chances matemáticas de permanecer na Série A. Apesar do momento difícil, não iremos nos entregar. O ORGULHO DE SER CHAPE permanece, independente da divisão. Com trabalho e a força da torcida, em breve voltaremos! O momento é difícil... Mas tudo passa e a Chape fica! Sigam lutando conosco, torcedor. Unindo forças nos reergueremos mais uma vez", postou o perfil oficial da Chapecoense no twitter.