São Paulo - É campeão! Sim! O torcedor chileno tem todo o direito, neste sábado, de soltar o grito entalado na garganta. E como estava entalado. Diante de mais de 45 mil torcedores, a Seleção Chilena, enfim, conquistou pela primeira vez o título da Copa América. Os anfitriões bateram a Argentina apenas nos pênaltis (4 a 1), após empatar sem gols no tempo normal e prorrogação.
O Chile se tornou o oitavo campeão na Copa América. Uruguai, Argentina, Brasil, Paraguai, Peru, Colômbia e Bolívia já haviam dado a volta olímpica no torneio. Os argentinos, por sinal, estavam atrás do recorde uruguaio, maior campeão da Copa América. Para piorar, a Argentina vê aumentar seu jejum de 22 anos sem título.
Os chilenos ainda se tornaram os 21º anfitriões campeões da Copa América. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, em 24 oportunidades os anfitriões chegaram à final da Copa América. Destes 24 donos da casa, 21 fizeram a festa da torcida e deram a volta olímpica. Em 1975, 1979 e 1983 não houve sede fixa, por isso, estas três edições não foram analisadas.Clube da capital deu o troco no Vilhena, que buscava o tricampeonato estadual
Leia a notícia completaCampeões!
O Uruguai está na liderança de conquistas (15). A Argentina ficou na 2ª colocação com 14 títulos. Apesar de ser o recordista de títulos na Copa do Mundo, o Brasil só tem oito conquistas na Copa América - sendo o último em 2007. Paraguai e Peru somam dois títulos, contra um de Chile, Colômbia e Bolívia.
Sob o nome de Campeonato Sul-americana, o torneio de seleções da América do Sul é disputado desde 1916. Em 1975, a competição passou a ser chamada de Copa América. Desde 1993, a CONMEBOL convida seleções de outras Confederações. México, Costa Rica, Honduras, EUA e Jamaica, da CONCACAF, além do Japão já participaram do torneio.