São Paulo - A Alemanha, nesta quinta-feira, precisou de apenas oito minutos para confirmar sua vaga na final da Copa das Confederações. Goretzka fez dois gols logo aos 6 e 8 minutos do 1º tempo. Werner, aos 14 minutos do 2º tempo e Younes, aos 46, deram números finais ao triunfo, por 4 a 1, sobre o México. Fabian, aos 44 minutos do 2º tempo, fez o de honra dos mexicanos. O adversário dos alemães, porém, precisou de muito mais do que o tempo normal. O Chile só despachou Portugal nos pênaltis, após três defesaças do goleiro Bravo. Dessa forma, o torneio realizado na Rússia será o terceiro com final entre europeus e sul-americanos. A disputa está empatada.
A rivalidade dos dois maiores centros do futebol começou ainda Copa Rei Fahd, precursora da Copa das Confederações. Em 1995, na Arábia Saudita, a Dinamarca não tomou conhecimento da Argentina e ficou com o título. Os dinamarqueses vinham da conquista da Eurocopa de 1992, enquanto os hermanos haviam ganho a Copa América de 1993.O troco sul-americano aconteceu apenas em 2013. Na Copa das Confederações no Brasil, o anfitrião atropelou a Espanha, por 3 a 0. O Brasil, aliás, é o atual tricampeão do torneio. Os brasileiros ganharam a vaga por ser país-sede, enquanto a Fúria vinha embalada pelos títulos da Copa do Mundo de 2010 e da Eurocopa de 2012.
Divisão conta com 41 dos seus 68 participantes com déficits ao término da Primeira Fase
Leia a notícia completaAntes de despachar o México, a Alemanha - no torneio por causa do título mundial - venceu Camarões (3 a 1) e Austrália (3 a 2) e empatou com o próprio Chile, por 1 a 1, na Primeira Fase. Os chilenos, por sua vez, também empataram com a Austrália (1 a 1) e venceram camarões (2 a 0). A Alemanha foi líder do grupo e o Chile, no torneio por causa da conquista da Copa América, ficou na vice-liderança.
A inédita final entre Chile e Alemanha será no próximo domingo, às 15 horas (horário de Brasília), em Saint Petersburg. Antes de Chile e Alemanha, outros 11 países estiveram na final da Copa das Confederações. Os chilenos debutaram no torneio, enquanto os alemães foram eliminados na fase de grupo em 1999 e terminaram em 3º lugar em 2005.