Distrito Federal - A Copa Verde será aberta neste domingo com a Preliminar. Quatro clubes lutarão pelas duas últimas vagas às oitavas de final. Mas o retrospecto é mais um obstáculo para o quarteto. Desde que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) inventou essa fase, em 2016, nenhum dos classificados sequer chegou às semifinais. O Sr. Goool traz a tabela completa, o chaveamento, o regulamento e o simulador de jogos.
O tocantinense Interporto receberá o amazonense Princesa do Solimões no domingo, às 16h30 (horário de Brasília), no Estádio General Sampaio, em Porto Nacional. O vencedor desse confronto vai encarar o Paysandu. No mesmo dia, mas às 18 horas, o sul-mato-grossense Corumbaense receberá o Ceilândia, do Distrito Federal, no Estádio Arthur Marinho, em Corumbá. Já o classificado desse embate desafiará o atual campeão Luverdense.Na primeira edição com Preliminar, o Fast Clube não resistiu ao Paysandu e foi eliminado ainda nas oitavas de final. O Vila Nova até superou o Luverdense, mas parou no Gama. A chegada do Tigrão às quartas de final é, até hoje, o melhor resultado de um clube que saiu da Preliminar. Já no ano passado, Galvez e Ceilândia caíram logo nas oitavas de final.
O clube acreano foi despachado pelo Paysandu, que viria a ser vice-campeão. O Ceilândia, por sua vez, foi eliminado pelo Luverdense, que daria a inédita volta olímpica. O Ceilândia, aliás, poderá reencontrar o LEC na mesma fase. Caso passe pelo Corumbaense, o clube do Distrito Federal tentará dar o troco nos mato-grossenses nas oitavas de final. Essa fase terá início em 31 de janeiro.
Leão rubro-negro não perde no Estadual Baiano desde a final de 2016, em 8 de maio
Leia a notícia completaCriada em 2014, a Copa Verde registra quatro campeões. O atual vencedor é o mato-grossense Luverdense que superou o Paysandu. Um ano antes, o Papão deu sua volta olímpica ao bater o Gama. Já em 2015, o campeão foi o Cuiabá que ganhou do Remo. Na primeira edição do torneio regional, o lugar mais alto do pódio ficou com o Brasília, algoz do Paysandu.
Regulamento:
A Copa Verde será toda disputada em mata-mata com jogos de ida e volta. O torneio terá clubes do Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Em caso de empate, os critérios serão: maior saldo de gols, maior número de gols pró no campo do adversário e pênaltis. O campeão da Copa Verde garantirá vaga para as oitavas de final da Copa do Brasil 2019.