Ceará - O Estado do Ceará não conta com representantes na Série A do Campeonato Brasileiro desde 2011. Mas os clubes cearenses têm feito a lição para voltar o mais rápido possível à elite nacional. O Ceará conta com clubes na liderança das Séries B, C e D. Na Série B, por exemplo, o Ceará lidera há cinco rodadas.
É verdade que o Vozão foi derrotado pelo Vasco, por 2 a 0, no último sábado, mas o clube segue na ponta com 31 pontos e aproveitamento de 64,6%. O Alvinegro, por sinal, foi o último clube do estado a ter o gostinho de disputar a Série A. Agora, é também o que mais próximo está da elite. O Icasa, outro representante cearense na Série B, luta contra o rebaixamento.E é bom o Ceará não bobear. O rival Fortaleza não vê a hora de alcançar o Vozão. O Tricolor lidera o Grupo A da Série C com 23 pontos e aproveitamento de 69,7%. Entre todos os 60 clubes das três divisões nacionais, o Fortaleza é o único que ainda se mantém invicto. São 11 jogos, sendo dez na ponta, com seis vitórias e cinco empates, o último aconteceu no sábado, diante do Cuiabá, fora de casa (1 a 1).
Agora, só um clube segue sem vencer como visitante após 16 rodadas no segundo escalão nacional
Leia a notícia completaPara manter a liderança da Série B, o Ceará voltará a campo na próxima terça-feira, às 19h30, no Estádio do Castelão, em Fortaleza, para encarar o ABC pela 17ª rodada. O desafio do Fortaleza, por sua vez, será na segunda-feira (25/08), às 21h30, contra o Águia, em Marabá, pela 12ª rodada. Já o Guarany receberá o Remo, em Sobral, no domingo, às 16 horas, pela 6ª rodada.
Com exceção do Guarany, os clubes têm contado com apoio incondicional. É verdade que o Ceará poderia ter mais público, mas ainda assim aparece na 4ª colocação do ranking da Série B com média de 9.442 pagantes. O Fortaleza é o vice-líder do ranking de público na Série C (12.866). Enquanto isso, o Guarany amarga a modesta 18ª colocação na Série D com média de só 894 pagantes.