São Paulo - Engana-se quem pensa que a fase anterior a de grupos é tranquila na Libertadores. Desde que a CONMEBOL adotou o formato com preliminares, em 2005, clubes campeões lutaram por vagas até a fase principal do torneio sul-americano. Em 2017, Colo-Colo e Olimpia, para chegarem à Fase de Grupos, terão que passar por dois adversários.
Campeões em 1991, os chilenos desafiarão o Botafogo na Segunda Fase e ainda poderão pegar o Olimpia - tricampeão em 1979, 1990 e 2002. Os paraguaios esperam pelo vencedor de Deportivo Municipal, do Peru, e Independiente, do Equador, que jogarão a Primeira Fase. Do desafio da Segunda Fase entre o Olimpia e peruanos ou equatorianos sairá o desafiante de Botafogo ou Colo-Colo.
Estudiantes, diga-se de passagem, foi o único campeão que começou a Libertadores na fase anterior a de grupos e, mesmo assim, conseguiu dar a volta olímpica. A façanha dos hermanos foi obtida em 2009.
Preliminares campeãs!
Já em 2015, os campeões que tentaram uma vaga na fase de grupos foram Corinthians, Estudiantes-ARG, Nacional-URU e Once Caldas-COL. Uruguaios e colombianos caíram logo de cara. Entre os brasileiros na fase inicial, o Palmeiras é o recordista com três participações (2005, 2006 e 2009). Cruzeiro (2008 e 2010), Grêmio (2011 e 2013) e São Paulo (2013 e 2016) estiveram duas vezes.
Benfica, Sporting e Porto superam os 30 mil pagantes, enquanto a maioria não chega a dez mil
Leia a notícia completaCampeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e River Plate-ARG, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, Grêmio e, agora, Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Regulamento:
A Libertadores 2017 contará com 47 clubes. Na fase inicial, em mata-mata, seis representantes da Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela se enfrentarão em jogos de ida e volta. Gol fora de casa será considerado critério de desempate. Em caso de igualdade, a decisão será nos pênaltis.
Os três classificados avançarão para o segundo mata-mata que terá outros 13 clubes de todos os países da América do Sul. Novamente serão jogos de ida e volta no sistema de mata-mata. Gol fora de casa será considerado critério de desempate. Em caso de igualdade, a decisão será nos pênaltis.
Os oito classificados disputarão mais uma eliminatória no mesmo formato. Os quatro vencedores, finalmente, estarão na fase de grupos da Libertadores, enquanto os dois melhores entre os eliminados estarão na Copa Sul-americana.
Com 32 clubes, a fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final. Já os 3ºs colocados disputarão a Copa Sul-americana.
MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Os confrontos das oitavas de final, assim como o chaveamento, será definido por sorteio. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão.
Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.
2005
Colo-Colo-CHI, Palmeiras e Peñarol-URU
2006
Colo-Colo-CHI, Palmeiras e River Plate-ARG
2007
Santos e Vélez Sarsfield-ARG
2008
Cruzeiro
2009
Estudiantes-ARG, Palmeiras e Peñarol-URU
2010
Cruzeiro
2011
Grêmio e Independiente-ARG
2012
Flamengo, Internacional, Once Caldas-COL e Peñarol-URU
2013
Grêmio, LDU-EQU, Olimpia-PAR e São Paulo
2014
Nacional-URU
2015
Corinthians, Estudiantes-ARG, Nacional-URU e Once Caldas-COL
2016
Racing-ARG e São Paulo
2017
Colo-Colo-CHI e Olimpia-PAR