São Paulo - Boca Juniors, Corinthians, Guaraní, Montevideo Wanderers, Racing, River Plate e Tigres já estão classificados matematicamente para as oitavas de final da Libertadores. Os Grupos 5, 6 e 8, aliás, encerraram a participação na Segunda Fase. Hoje, o torneio mais importante da América do Sul teria clássicos argentino e brasileiro no primeiro mata-mata.
Levando em consideração a classificação atual - lembrando que para formar os duelos do mata-mata, pega-se os oito líderes e confronta com os oito segundos colocados -, o Boca Juniors (melhor líder) enfrentará o River Plate (pior vice-líder). Único clube com aproveitamento de 100% - venceu todos os seis jogos -, o Boca já terá pela frente o eterno rival. O River se classificou na vice-liderança do Grupo 6 com apenas sete pontos, um gol de saldo e oito a favor. Independentemente dos próximos resultados, o River será o pior segundo colocado e terá que jogar contra o Boca.Outro grande duelo aconteceria entre Corinthians, até aqui, único brasileiro já classificado, e Cruzeiro - atual bicampeão brasileiro. O Timão perdeu o aproveitamento perfeito ao empatar sem gols com o San Lorenzo, atual campeão da Libertadores. Líder do Grupo 2 com 13 pontos, o clube paulista teria que duelar contra a Raposa, vice-líder do Grupo 3 com três gols de saldo e seis tentos a favor.
Dos cinco clubes brasileiros, apenas o Atlético Mineiro não está na zona de classificação, mas tem chances de carimbar o passaporte. O Internacional, por sua vez, enfrentaria o Colo-Colo. Ao golear o Universidad de Chile, o Colorado assumiu a liderança do Grupo 4 com dez pontos, enquanto os chilenos estão em 2º lugar no Grupo 1 com nove pontos, um gol de saldo e oito a favor.Vice-líder no Grupo 2, chamado Grupo da Morte, o São Paulo iria encarar o Universitario. O Tricolor paulista soma nove pontos, três gols de saldo e sete a favor. Já os bolivianos lideram o grupo do Cruzeiro com nove pontos, três gols de saldo e quatro a favor. Grande surpresa da Libertadores, o Tigres - líder do Grupo 6 com 14 pontos - enfrentaria o Libertad. Os paraguaios estão na vice-liderança do Grupo 7 com oito pontos, um tento de saldo e cinco a favor.
Os outros três duelos das oitavas de final seriam entre Atlético Nacional e Montevideo Wanderers, Racing e The Strongest, além de Santa Fe e Guaraní. Nestes duelos, Atlético Nacional, Racing e Santa Fe são líderes dos seus grupos. Os argentinos do Racing já carimbaram o passaporte. Entre os clubes que estariam classificados às oitavas de final, Tigres, Libertad, Montevideo Wanderers, The Strongest, Universitario, Santa Fe e Guaraní nunca foram campeões do torneio sul-americano.
Campeões!
Com quatro pagantes, partida teve mais pessoas em campo do que nas arquibancadas
Leia a notícia completaRegulamento:
Com 32 clubes, a segunda fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final.
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão. Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.
Confira como estão, hoje, os confrontos das oitavas de final da Libertadores:
*Líderes à esquerda
Boca Juniors-ARG x River Plate-ARG
Tigres-MEX x Libertad-PAR
Corinthians x Cruzeiro
Atlético Nacional-COL x Montevideo Wanderers-URU
Racing-ARG x The Strongest-BOL
Internacional x Colo-Colo-CHI
Universitario-BOL x São Paulo
Santa Fe-COL x Guaraní-PAR