São Paulo - Atlético Nacional, da Colômbia, e Cruzeiro são os únicos campeões classificados para as quartas-de-final da Libertadores. O atual desempenho dos vencedores repete a temporada passada quando apenas Olímpia e Boca Juniors estiveram no segundo mata-mata do torneio sul-americano. Neste levantamento, o Sr. Goool só levou em consideração as edições de 2005 para cá, quando a Libertadores adotou a atual fórmula de disputa.
Vice-líder no grupo do Grêmio, o Atlético Nacional eliminou o xará Atlético Mineiro - atual campeão - nas oitavas-de-final. Após vencer, por 1 a 0, na Colômbia, o Atlético Nacional empatou com o Galo, por 1 a 1, no Independência, em Belo Horizonte. Agora, os colombianos - campeões em 1989 - enfrentarão o Defensor Sporting, do Uruguai, que passou pelo The Strongest-BOL.
Atual campeão brasileiro, o Cruzeiro também se classificou para as oitavas-de-final com a segunda melhor campanha do grupo. E eliminar o Cerro Porteño, do Paraguai, não foi nada fácil. Após empatar, em casa, por 1 a 1, a Raposa venceu fora por 2 a 0. O próximo adversário do Cruzeiro - campeão em 1976 e 1997 - será o San Lorenzo, da Argentina, que superou o Grêmio.Os brasileiros, aliás, também deixaram a desejar. Dos seis clubes que entraram no torneio mais importante da América do Sul, só sobrou o Cruzeiro. Desde 2011, o Brasil não tinha um desempenho tão ruim nas quartas-de-final. Mas pelo menos, naquela oportunidade, o Santos se superou e garantiu o título da Libertadores.
O torneio, por sinal, pode ter mais um novato no lugar mais alto do pódio. Com apenas dois campeões ainda na briga, cresce a possibilidade de algum clube repetir Corinthians e Atlético Mineiro. Os dois últimos campeões da Libertadores debutaram no quesito títulos.Vitória sobre o Brasil deu força aos italianos que acabariam com o título da Copa de 82
Leia a notícia completaFaz tempo...
O melhor desempenho dos campeões nas quartas-de-final da Libertadores, de 2005 para cá, foi em 2006 e em 2009. Naquelas duas oportunidades, nada menos, do que seis vencedores estiveram no mata-mata. As temporadas passadas, aliás, estiveram longe de serem alternativas.
Tudo começou com quatro campeões em 2005. O mesmo número foi observado nas temporadas de 2007, 2008, 2011 e 2012. Já em 2010 foram cinco vencedores. Só em 2013 não houve brasileiros campeões nas quartas-de-final. O maior número de brasucas aconteceu em 2009 (Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro e São Paulo) e 2010 (Flamengo, Cruzeiro, São Paulo e Internacional).
Confira os campeões nas quartas-de-final da Libertadores:
2005
River Plate, Boca Juniors, Santos e São Paulo
2006
Vélez Sarsfield, LDU, Internacional, Estudiantes, São Paulo e River Plate
2007
Nacional, Santos, Grêmio e Boca Juniors
2008
São Paulo, Santos, LDU e Boca Juniors
2009
Grêmio, Estudiantes, Palmeiras, Nacional, Cruzeiro e São Paulo
2010
Flamengo, Cruzeiro, São Paulo, Internacional e Estudiantes
2011
Once Caldas, Santos, Vélez Sarsfield e Peñarol
2012
Boca Juniors, Vasco, Vélez Sarsfield e Santos
2013
Olímpia e Boca Juniors
2014
Atlético Nacional e Cruzeiro