Santa Catarina - O Estado de Santa Catarina tem totais condições de colocar dois clubes - de uma vez só - na Série A do Campeonato Brasileiro. Os catarinenses já conquistaram tal feito na Série B 2013 com Chapecoense e Figueirense e, agora, podem repetir a dose com Avaí e Joinville. Em caso de sucesso, Santa Catarina repetiria as façanhas de São Paulo e Pernambuco. (Clique na imagem abaixo e simule os resultados da Série B!)
Desde que a Série B adotou o formato de pontos corridos, em 2006, paulistas e pernambucanos conseguiram subir dois clubes em uma mesma temporada em duas edições. Em 2008, São Paulo fez bonito com os acessos de Corinthians, Santo André e Grêmio Barueri. O Estado paulista é o único que já subiu três clubes em uma mesma edição de Série B.Pela Série C, Leão do Pici também já atuou no Presidente Vargas e no Alcides Santos
Leia a notícia completaSanta Catarina soma cinco acessos de 2006 para cá. Avaí (2008), Figueirense (2010 e 2013), Criciúma (2012) e Chapecoense (2013) subiram com a bandeira de Santa Catarina. Pernambuco também tem cinco acessos nos pontos corridos da Série B.
O recordista de acessos, porém, é São Paulo - já são oito clubes que conseguiram pular uma divisão desde o início dos pontos corridos. Os estados da Bahia, Minas Gerais e Paraná contabilizam três acessos cada. Goiás soma dois, contra um do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Ceará.
No G4 atual, a Ponte Preta lidera com 50 pontos, um a mais do que o Avaí. Joinville e Vasco somam 47 pontos cada. Apenas a Macaca já atuou na 27ª rodada. No sábado, o Avaí enfrentará o Náutico, em Florianópolis, às 16h20. Um pouco mais tarde, às 21 horas, o JEC enfrentará o América, em Natal.
Confira os clubes que subiram na Série B de pontos corridos:
2006
Atlético Mineiro-MG
Sport-PE
Náutico-PE
América de Natal-RN
2007
Coritiba-PR
Ipatinga-MG
Portuguesa-SP
Vitória-BA
2008
Corinthians-SP
Santo André-SP
Avaí-SC
Grêmio Barueri-SP
2009
Vasco-RJ
Guarani-SP
Ceará-CE
Atlético Goianiense-GO
2010
Coritiba-PR
Figueirense-SC
Bahia-BA
América Mineiro-MG
2011
Portuguesa-SP
Náutico-PE
Ponte Preta-SP
Sport-PE
2012
Goiás-GO
Criciúma-SC
Atlético Paranaense-PR
Vitória-BA
2013
Palmeiras-SP
Chapecoense-SC
Sport-PE
Figueirense-SC