Rio de Janeiro - O Rio de Janeiro é o único Estado com dois representantes nas quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro (Madureira e Macaé). Mas o Rio de Janeiro também é o único Estado, entre aqueles que seguem na disputa pelo acesso em 2014, que nunca subiu para a Série B, como mostrará o levantamento do Sr. Goool nesta quinta-feira. (Clique na imagem abaixo e simule o mata-mata da Série C no Simulador Sr. Goool!)
O Macaé, em três oportunidades, chegou às quartas de final da Série C. O clube fluminense, porém, ficou sem o acesso ao cair diante do Criciúma, em 2010, do Paysandu, em 2012, e do Sampaio Corrêa, em 2013. O Macaé ainda foi eliminado na Primeira Fase, ao lado do Madureira, em 2011.O Madureira, aliás, fez história, em 2014, ao conquistar - pela primeira vez - vaga ao mata-mata. Em 2012 e 2013, o clube também caiu na fase de grupos. No ano passado, o Duque de Caxias foi outro representante do Rio que não passou da Primeira Fase. Já em 2012, o Duque foi eliminado pelo Icasa nas quartas de final. Apenas em 2009, o Rio de Janeiro não teve participantes na Série C.
Mesmo não jogando em casa, Corinthians também se deu bem e assumiu a liderança
Leia a notícia completaExperientes!
Todos os outros Estados, que seguem na briga pelo acesso, já conseguiram chegar - ao menos - uma vez no segundo escalão nacional. Minas Gerais, por exemplo, torce pelo Tupi que enfrentará o Paysandu. O Estado já vibrou com os acessos de América Mineiro, em 2009, Ituiutaba, em 2010, e Ipatinga, em 2011. Já o Pará subiu com o próprio Paysandu em 2012.
Enquanto isso, o Fortaleza defenderá as cores do Ceará. O Estado já teve os acessos do Icasa em 2009 e 2012. O Salgueiro, por sua vez, está de novo em busca da Série B. O clube pernambucano subiu em 2010. O Estado ainda vibrou com o acesso do Santa Cruz no ano passado. Em 2014, o Salgueiro enfrentará o Mogi Mirim.
Os paulistas têm os acessos de Guaratinguetá, em 2009, e Oeste, em 2012. Por fim, Alagoas também está em busca do terceiro acesso. Se hoje a torcida é pelo CRB, o Estado já comemorou o sucesso do ASA, em 2009, e do próprio CRB, em 2011.
Em cinco anos da "nova" Série C, Minas Gerais conta com três acessos (América Mineiro, Ituiutaba e Ipatinga), assim como Santa Catarina (Criciúma, Joinville e Chapecoense). Enquanto isso, São Paulo (Guaratinguetá e Oeste), Alagoas (ASA e CRB), Ceará (Icasa - duas vezes), Rio Grande do Norte (ABC e América de Natal) e Pernambuco (Salgueiro e Santa Cruz) já subiram dois clubes cada. Por fim, Pará (Paysandu), Maranhão (Sampaio Corrêa), Mato Grosso (Luverdense) e Goiás (Vila Nova) têm um acesso cada.
Confira os clubes que subiram na Série C de 2009 para cá:2009
América Mineiro-MG, ASA-AL, Guaratinguetá-SP e Icasa-CE
2010
ABC-RN, Ituiutaba-MG, Criciúma-SC e Salgueiro-PE
2011
Joinville-SC, CRB-AL, Ipatinga-MG e América de Natal-RN
2012
Oeste-SP, Icasa-CE, Chapecoense-SC e Paysandu-PA
2013
Luverdense-MT, Sampaio Corrêa-MA, Santa Cruz-PE e Vila Nova-GO