Mato Grosso - A edição 2016 do Campeonato Mato-grossense terá início em 31 de janeiro com cobertura total do Sr. Goool. Tabela e simulador, aliás, já estão disponíveis aos torcedores internautas. A próxima temporada do Estadual, novamente, terá fórmula de disputa longa. Outra curiosidade do Mato-grossense será a presença dos rivais CEOV (Clube Esportivo Operário Várzea-grandense) e Operário Futebol Clube Ltda.
Para se ter uma ideia de como o Estadual do Mato Grosso tem regulamento interminável, serão duas fases de grupos com jogos de ida e volta, além de mata-mata, incluindo disputa do 3º lugar. São 12 clubes no Estadual, sendo que não há nenhum representante do Estado na Série A do Brasileirão. O Luverdense disputa a Série B e o Cuiabá está na Série C.Mas a rivalidade do próximo ano será dos Operário's. Diante de tamanha rixa, a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) preferiu separar os clubes. O CEOV estará no Grupo A, enquanto o Operário jogará no Grupo B. Além do Operário, o Araguaia também conquistou o acesso na 2ª divisão. Aliás, a dupla se enfrentará logo na estreia. O atual campeão Cuiabá, por sua vez, pegará o Dom Bosco fora de casa.
Na Primeira Fase, os 12 clubes serão divididos em dois grupos com seis times cada. Dentro dos próprios grupos, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro melhores classificados de cada grupo avançarão à próxima fase, enquanto o último colocado de cada grupo será rebaixado à 2ª divisão.
Londrina atuará as duas primeiras rodadas em casa, enquanto Paraná terá dois clássicos em sequênciaParanaense 2016 apresenta curiosidades na tabela; Sr. Goool também traz o simulador
A semifinal, que terá confronto entre 1º colocado do Grupo C e 2º colocado do Grupo D e do outro lado da chave o 1º colocado do Grupo D e o 2º colocado do Grupo C, será disputada em partida única. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. A final e a disputada do 3º lugar, por sua vez, serão decididas em dois jogos. Em caso de empate na pontuação, o saldo de gols decidirá o campeão e o 3º colocado. Se a igualdade persistir, as decisões serão nos pênaltis.
O campeão mato-grossense terá vagas na Série D do Brasileirão 2016, Copa do Brasil 2017 e Copa Verde 2017. O vice-campeão, por sua vez, terá vaga na Copa do Brasil 2017.