Minas Gerais - O Campeonato Mineiro costumava ser um dos Estaduais mais organizados do Brasil. É verdade que a fórmula de disputa, bem simples, se manteve para a edição 2016, mas a Federação Mineira de Futebol (FMF) - com a anuência dos clubes e da TV - liberou uma prática que coloca em risco a credibilidade do Estadual de Minas Gerais. O Sr. Goool, nesta terça-feira, traz as novidades do Mineiro e também disponibiliza a tabela e o simulador para os torcedores internautas.
A FMF liberou geral a venda do mando de campo ou inversão de campo, como vocês preferirem. O Villa Nova jogará contra América e Atlético na casa dos rivais. O clube de Nova Lima tem estádio, mas por conta da TV, terá que atuar no Independência e no Mineirão, respectivamente. Mas antes de esbravejar contra a FMF, saiba que os clubes - como de costume - abaixaram a cabeça e aceitaram.Diz a nota no pé da tabela oficial do Campeonato Mineiro: "Os clubes decidiram, no Conselho Técnico, que o Villa Nova Atlético Clube poderá, caso assim deseje, jogar suas partidas nos Estádios Independência e/ou Mineirão, em Belo Horizonte, independentemente do adversário. A decisão foi tomada com base em duas principais justificativas, quais sejam, o veto prévio da emissora detentora dos direitos de transmissão ao Estádio Castor Cifuentes e a proximidade da cidade de Nova Lima com Belo Horizonte (art. 20, § 2º, do REC)".
A própria tabela já indica que os jogos da 3ª rodada, contra o Coelho, e da 10ª rodada, contra o Galo, serão nos estádios de Belo Horizonte. Venda de campo? Inversão de campo? Para evitar contestações, FMF, TV e clubes trataram de colocar o combinado no Regulamento Específico da Competição. (Confira o anexo com o regulamento completo do Estadual Mineiro 2016!)
"Art. 37 - Na 1ª fase, não será permitida a inversão de mando de campo, ainda que haja pedido ou aceitação dos dois clubes envolvidos.§ 1º - Por inversão de mando de campo entende-se um clube, constando como mandante na tabela de jogos divulgada, jogar na casa do adversário, e vice versa.
§ 2º - Por casa do adversário entende-se o estádio informado no Conselho Técnico como local de mando de campo (art. 20, caput) e/ou a cidade onde manda seus jogos.
§ 3º - A regra do caput não se aplica aos clássicos, os quais podem ocorrer em quaisquer estádios do Estado de Minas Gerais, bem como não se aplica ao Villa Nova Atlético Clube, na hipótese do art. 20, § 2º".
MLS Cup, até aqui, contabiliza 11 títulos para os clubes da Conferência Oeste e oito para a turma da Leste
Leia a notícia completaRegulamento:
Os 12 clubes se enfrentarão em jogos apenas de ida. Os quatro primeiros colocados se classificarão para a próxima fase. Já os dois últimos colocados serão rebaixados.
Na semifinal e final, os clubes jogarão no sistema de mata-mata em jogos de ida e volta. O líder e o vice-líder da Primeira Fase poderão escolher se desejam jogar a primeira ou a segunda partida em casa nas semifinais. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, os donos da melhor campanha na Primeira Fase avançarão para a final.
Na final, o dono da melhor campanha também poderá escolher se deseja atuar o primeiro ou o segundo jogo em casa. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, o responsável pela melhor campanha será declarado campeão.