São Paulo - O Guarani, após longos cinco anos, conquistou o acesso à Série A1 do Campeonato Paulista. A vitória, por 1 a 0, sobre o XV de Piracicaba, na última quarta-feira, ainda teve o maior público da edição 2018 da Série A2, segundo levantamento do Sr. Goool. O Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, recebeu 14.060 pagantes. A marca turbinou ainda mais a média do Bugre, que já liderava o ranking da competição. Como se tudo isso não bastasse, o clube do interior também supera as médias de rivais da Série A do Brasileirão.
Em nove partidas como mandante - ainda fará a final, no próximo sábado, contra o Oeste em casa -, o Guarani apresenta média de 5.250 torcedores e total de quase 50 mil espectadores (47.246). O Oeste, como comparação, subiu com média de 1.504 fãs. A superioridade do Bugre, no entanto, vai além. O Guarani, por exemplo, bate a média do Vasco, finalista do Cariocão.O Gigante da Colina, em cinco partidas ao lado do torcedor, registra média de só 5.055 aficionados. O outro finalista do Cariocão, apesar de superar a média do Guarani, não está muito longe dos paulistas. O Botafogo fez sete duelos em casa e obteve média de 5.934 pagantes. De volta à Série A do Brasileirão, o Ceará ainda não conseguiu animar seus torcedores no Estadual.
A média do Vozão, mesmo sendo a segunda melhor do Cearense, não passa de 3.525 testemunhas. O Ceará já fez oito jogos como mandante, mas tem público total inferior a 30 mil pagantes (28.200). Outro clube da elite nacional batido pelo Guarani é o Sport. O Leão da Ilha teve que se contentar com o 3º lugar no Pernambucano e a torcida deu a resposta nas arquibancadas (4.998).
Na rivalidade de Campinas, a vitória também é alviverde. Guarani e Ponte Preta se reencontrarão na Série B deste ano e no Paulistão 2019. Nas arquibancadas da atual temporada, o Bugre passa fácil pela Macaca, campeã do interior. Mesmo com o título ganho em cima do Mirassol, a Ponte Preta fechou o Paulistão com média modesta de 3.669 alvinegros. Em oito jogos, o total de público parou em 29.355 fãs.
Grupo 1 contará com integrantes de quatro regiões, enquanto o Grupo 2 terá maioria paulista
Leia a notícia completaO Campeonato Paranaense é mais um com públicos inferiores ao conquistado pelo Guarani no jogo do acesso. O Atle-Tiba da Primeira Taça recebeu 13.184 pagantes. Já o clássico da final não passou de 9.577 gatos pingados. Por fim, a Ponte Preta levou 7.072 torcedores ao Majestoso na decisão contra o Mirassol. Esse é o maior público da Macaca, mas a metade do recorde bugrino.
O Guarani garantiu o acesso com 11 vitórias (sete em casa e quatro fora), dois empates (um como mandante e outro como visitante) e quatro derrotas (uma ao lado da torcida e três fora), além de 32 gols a favor (melhor ataque) e 18 tomados. Aproveitamento de 68,6%. Como tem melhor campanha, o Bugre poderá decidir o título, em partida única, em casa. O jogo contra o Oeste será neste sábado, às 19 horas, no Brinco de Ouro da Princesa.