Minas Gerais - O Atlético Mineiro é um clube de futebol que nasceu no Estado de Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte, também conhecido pelos seus torcedores como “Galo” devido ao seu mascote. O time foi fundado por um grupo de estudantes que se reuniram no centro da cidade e decidiram que também queriam praticar o futebol, visto que na época, era um esporte elitizado.
Com isso, conquistou a população, sendo considerado um time que surgiu do povo e desde então, realizou grandes feitos em campo e vem sendo cada vez mais patrocinado por grandes empresas renomadas, como a Betano, que é uma das maiores casas de apostas esportivas online estando presente em diversos países, assim gerando mais visibilidade e trazendo benefícios para o time.
O Clube foi fundado no dia 25 de março de 1908, por um grupo de jovens estudantes que se reuniram a fim de praticar e popularizar o futebol, já que na época era um esporte concentrado na classe alta da sociedade. Estreando com uma vitória, em uma partida oficial contra o Sport Club em 1909, e no decorrer dos anos, o time pediu revanche para o Galo, onde acabou perdendo mais duas vezes de goleada.
O time tem como seu mascote o Galo, que foi eleito por Mangabeira, um chargista muito popular da época, que escolheu este animal como representante do clube por ser audacioso e não se entregar diante dos obstáculos. O mascote foi abraçado por seus torcedores, que se referem ao Atlético Mineiro como Galo, onde os gritos ecoam por todo o estádio. E tem como suas cores representantes o preto e o branco.
Ao longo dos anos, o Atlético Mineiro também enfrentou alguns momentos difíceis, onde no ano de 2005, foi rebaixado para a Série B. Mas este período não desmotivou a sua torcida, que seguiu fiel e lotando os estádios do time. E com muita garra, força de vontade e suor, o Galo conseguiu voltar para série A em 2007, onde seguiu lutando para não voltar a ser rebaixado.
Renascimento!
Sr. Goool traz a relação completa de jogos e empates edição por edição
Leia a notícia completaNos anos de 2017 a 2019, o time voltou a passar por turbulências e tendo crises financeiras, onde não conseguiam investir o suficiente no clube, sofrendo eliminações nas competições e decaindo embora tenha um bom elenco.
Apesar desse momento difícil, no ano de 2020, o time recebeu um grande investimento e conseguiu realizar novas contratações, devolvendo as esperanças para os torcedores que criaram expectativas sobre o clube para o ano de 2021.
Cuca neles!
Os dias de glória chegaram ao time, com a re-contratação do técnico Cuca, que de início não agradou muito aos torcedores, mas com desempenho e pressão do público, conseguiu trazer o Galo para os holofotes novamente, conquistando o título do Campeonato Mineiro. E com essa atuação em campo, conseguiu conquistar o Brasileirão em 2021 e se tornou bicampeão da Copa do Brasil.
O Atlético Mineiro tem uma grande bagagem quando se trata de experiência, possuindo momentos de altos e baixos, assim como grandes jogadores que passaram pelo time e que ficarão marcados na história do clube. Com sua torcida leal, que mesmo nas turbulências, não deixaram de alentar o time do coração, fazendo com que cada conquista seja uma grande vitória.