São Paulo - O Canadá sediará o Pan-americano pela terceira vez. Ao contrário das duas primeiras em Winnipeg, os jogos de 2015 serão em Toronto. A Seleção Canadense masculina tentará ser mais um anfitrião a conquistar o ouro no futebol. Nas duas vezes em que sediou o Pan-americano, porém, o Canadá decepcionou.
A Seleção Canadense quer repetir o feito de outros rivais que faturaram o ouro diante dos seus torcedores. Em 1951, a Argentina - ao superar a Costa Rica - deu a volta olímpica no Pan-americano de Buenos Aires. Os hermanos voltariam a fazer o dever de casa, em 1995, nos jogos de Mar del Plata. A Argentina venceu o México nos pênaltis. O Brasil também está nesta lista. Em 1963, os brasileiros levaram o ouro no Pan de São Paulo e logo contra os eternos rivais argentinos.
O México, por sua vez, teve que dividir o ouro, em 1975, com o Brasil. Mexicanos e brasileiros empataram na prorrogação e ficaram no lugar mais alto do pódio no Pan da Cidade do México. Na última edição do Pan-americano, em 2011, a Seleção Mexicana, porém, não precisou dividir o ouro com nenhum rival. O México superou a Argentina e deu a volta olímpica em Guadalajara.
Em 2015, o Canadá começará sua caminhada no futebol masculino diante do Brasil, em 12 de julho. O Grupo A também tem Panamá e Peru. Enquanto isso, o Grupo B conta com as presenças de Trinidad e Tobago, Uruguai, Paraguai e México.Paraibanos subiram após ações judiciais em 2011, enquanto goianos foram vice-campeões em 2012
Leia a notícia completaRegulamento:
O Pan-Americano 2015 será realizado no Canadá. As oito seleções foram divididas em dois grupos com quatro países cada. Dentro dos próprios grupos, as seleções se enfrentarão em jogos apenas de ida. As duas melhores seleções de cada grupo se classificarão para o mata-mata.
Nas semifinais, a 1ª colocada do Grupo A enfrentará a 2ª colocada do Grupo B. Na outra chave, a líder do Grupo B pegará a vice-líder do Grupo A. Os perdedores disputarão o 3º lugar, enquanto os vencedores das semifinais decidirão o título do Pan 2015.