São Paulo - A Copa América começará em 14 de junho e uma quase certeza. Argentina, Brasil ou Uruguai - os cabeças de chave de 2019 - estará na final. Afinal, em 41 das 45 edições já disputadas, o trio da América do Sul foi campeão ou terminou com o vice-campeonato. Apenas em 1963, 1975, 1979 e 2001, segundo levantamento do Sr. Goool, argentinos, brasileiros e uruguaios não estiveram nas duas primeiras posições.
Torneio mais antigo do mundo da bola - começou em 1916 -, a Copa América viu, pela primeira vez, suas principais seleções fora dos dois primeiros postos há 56 anos. Naquela oportunidade, a Bolívia, anfitriã, foi campeã ante o Paraguai. Aquele torneio foi disputado em pontos corridos. Em 1975, o Peru deu a volta olímpica contra a Colômbia.Quatro anos mais tarde, o Paraguai levantou o troféu ante o Chile. Já a última vez aconteceu em 2001, quando a Colômbia faturou a Copa América contra o convidado México. Enquanto isso, em 26 oportunidades, Argentina, Brasil e Uruguai foram campeões e vices. O trio, no entanto, não foi bem nas últimas edições.
O Chile é o atual campeão. Os títulos ganhos em 2015 e 2016 foram em cima da Argentina. A Seleção Argentina, aliás, não vence o torneio desde 1993. O Uruguai, recordista em troféus, faturou pela última vez em 2015. Já o Brasil está na seca desde 2007.
País-sede, Brasil disputará o torneio pela 36ª vez, ficando na 5ª colocação no quesito
Leia a notícia completaRegulamento:
A Copa América 2019 será disputada no Brasil e contará com 12 seleções divididas em três grupos com quatro países cada. Após jogos em turno único dentro dos próprios grupos, as duas melhores seleções de cada grupo avançarão, assim como os dois melhores 3ºs colocados por índice técnico.
Nas quartas de final e semifinal, em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. Já na final, em caso de igualdade, haverá prorrogação e, se necessário, pênaltis.